iCarros
Se no Brasil a Volkswagen mantém segredo com relação ao Virtus e o mantém em testes rodando camuflado, o modelo foi apresentado bem longe daqui, mais precisamente na Índia. Por lá, o modelo deverá contar com quatro versões (uma a mais do que vemos no País) e terá, possivelmente, o mesmo visual que veremos no modelo por aqui.
Todas as versões do modelo na Índia contarão com o mesmo motor, o 1.0 TSI de três cilindros e turbo, o que a Volkswagen chama na Ásia de Dynamic Line. O motor entrega 115 cv e 18 kgfm, sendo mais fraco que a versão brasileira atual, que tem 128 cv e 20,4 kgfm nas versões Comfortline e Highline.
Com transmissão manual de seis marchas, o Virtus indiano se mostra bastante econômico, fazendo 19,4 km/l. O número cai para 18,1 km/l quando o câmbio passa a ser automático, também com seis velocidades. Há ainda uma versão GT Plus, inspirada na brasileira GTS. Aí o motor é mais forte: 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm.
Comparado com o GTS brasileiro, os números de potência e torque são iguais. A vantagem da versão “apimentada” do Virtus indiano em relação ao nacional está no consumo. Enquanto o modelo asiático faz 18,6 km/l usando uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, o brasileiro, que teve seu consumo revelado, faz 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
A Volkswagen ainda vai disponibilizar na Índia as mesmas cores que o modelo já possui no Brasil. São elas: Wild Cherry Red (como o Vermelho Sunset da versão brasileira), Carbon Stell Grey (Cinza Platinum), Reflex Silver (Prata Sirius), Candy White (Branco Puro), Rising Blue (Azul Biscay) e Curcuma Yellow (Amarelo Curcuma).
Na Índia, o Volkswagen Virtus chega na versão Comfortline manual a partir de 1.121.900 rúpias, o que equivale a R$ 71.767 na conversão direta. A Highline manual custa 1.297.900 rúpias, ou R$ 82.980, enquanto a versão automática sai por 1.427.900 rúpias (R$ 92.291). Já a versão Topline tem custo de 1.441.900 rúpias (R$ 92.184) na versão manual, e 1.571.900 (R$ 100.495) na automática. (iCarros)