Montadoras alemãs devem investir mais na China

Monitor Mercantil

 

A consultoria de gestão Alix Partners, espera que as montadoras e fornecedores alemães continuem aumentando seus investimentos na China. Em cinco anos, “as maiores equipes de desenvolvimento fora da sede alemã provavelmente estarão sediadas lá”, escreveu o diretor da Consultoria, Xing Zhou, em um estudo publicado na segunda-feira.

 

A participação de mercado das montadoras alemãs no maior mercado do mundo caiu de 25% para 17% nos últimos cinco anos, à medida que a mobilidade elétrica decolou, disse ele. Com 40 por cento de suas vendas globais – “o mercado único mais importante, os fabricantes alemães não estão conseguindo vender seus modelos elétricos (ou apenas com um grande desconto)”, disse ele. Seus primeiros modelos tinham déficits de alcance, conectividade e infoentretenimento, acrescentou. Com mais de 300 modelos, a concorrência na China é acirrada, escreveu o diretor da Alix Partners, Xing Zhou.

 

Atualmente, a Tesla é a única empresa no top 10, além dos fabricantes chineses.

 

Enquanto isso, no entanto, as montadoras alemãs investiram pesadamente na recuperação, disse ele. Dobrar a participação de mercado dos carros elétricos para 4% é um primeiro sinal importante, segundo ele. A tecnologia e os ciclos de modelos para carros elétricos são mais curtos e rápidos, e o mercado chinês é mais dinâmico, então a segunda geração de carros elétricos de fabricantes alemães pode reconquistar participação de mercado, ressalta ele. (Monitor Mercantil/Xinhua Silk Road)