A produção do Ford Focus será reduzida significativamente na Europa

PlanetCarsZ

 

Embora o Ford Focus não tenha atingido os níveis de vendas do Volkswagen Golf na Europa, teve vários anos excelentes do ponto de vista comercial. Infelizmente, o ano de 2022 não é um deles, já que a demanda de janeiro a maio despencou 28.3%, até as 27.151 unidades.

 

A planta alemã de Saarlouis, onde é fabricado o Focus, já está com um excedente de pessoal e, possivelmente, poderão ocorrer novos cortes na produção. A revista alemã Automobilwoche cita o chefe do conselho dos trabalhadores da empresa, Markus Thal, dizendo que o trabalho na fábrica alemã será reduzido significativamente depois de 29 de agosto.

 

Os investimentos da Ford estão direcionados para a eletrificação. Assim, serão beneficiadas plantas como a de Colônia e a de Craiova, na Romênia, de onde sairão carros 100% elétricos para os mercados europeus.

 

A Automobilwoche informa que o futuro da planta de montagem de Saarlouis será decidido antes do final deste mês. De acordo com o site corporativo da Ford, esta planta, fundada em 1970, emprega atualmente 6.190 pessoas para montar o Focus, incluindo a versão de alto desempenho ST.

 

Os longos prazos de entrega causados pela escassez de fornecimento afetaram enormemente as vendas. Por exemplo, o sistema multimídia SYNC 4 sai da Ucrânia, agora devastada pela guerra.

 

Já que mencionamos o Golf no início, o compacto da Volkswagen, junto com a carroceria Variant, também já viu dias melhores. As cifras em 2022 mostram que as entregas caíram 25.3% até as 56.805 unidades. Na verdade, na Europa, o Dacia Sandero (62.271 emplacamentos) e o Peugeot 208 (68.156) já estão vendendo mais.

 

No mesmo intervalo, sempre na Europa, o primo checo do Golf, o Skoda Octavia, sofreu uma enorme queda 44.7%, até os 33.024 carros, enquanto que o SEAT León nem sequer entrou no top 50. A demanda pelo Audi A3 Sportback, de configuração mais premium, caiu menos, em concreto 11.9%, até os 35.350 veículos.

 

Fica demostrado que são tempos difíceis para todos os veículos que não sejam um SUV. Nem mesmo os compactos podem superar essa maré dos crossovers e se ainda são afetados pela escassez de microchips, seu futuro será ainda mais complicado. (PlanetCarsZ)