Truck & Bus Builder América do Sul
De acordo com a ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, o movimento de antecipação de renovação de frota de caminhões deverá aquecer as vendas de implementos rodoviários no Brasil, sobretudo no segundo semestre de 2022. A ação deverá acontecer porque em janeiro de 2023 entra em vigor o Proconve 8, que prevê como padrão para os caminhões a motorização Euro VI. “Teremos pela frente uma oportunidade importante para nossa indústria alavancar suas vendas no segundo semestre”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
A ação de antecipação de renovação de frota de caminhões tradicionalmente aquece as vendas de implementos rodoviários. “O operador logístico aproveita para atualizar o equipamento produzido por nossa indústria e as empresas se preparam para oferecer condições atraentes para seus clientes”, explica o presidente da ANFIR que completa: “dessa forma poderemos esperar uma curva positiva de emplacamentos de implementos rodoviários no segundo semestre de 2022”.
Apesar da antecipação de vendas prevista pela entidade, o desempenho nos primeiros cinco meses deste ano foi abaixo do volume registrado no mesmo período do ano passado. Foram vendidos 61.919 implementos rodoviários de janeiro a maio, com queda de 1,01%, em relação às 62.555 unidades do mesmo período do ano passado.
O setor de Reboques e Semirreboques registrou de janeiro a maio de 2022 o total de 33.296 produtos emplacados, com queda de 9,47% em relação às 36.779 unidades de 2021. No segmento de Carroceria sobre chassis registrou crescimento de 11,04% este ano em relação ao ano passado, com 28.623 unidades contra 25.776 produtos do mesmo período no ano passado. (Truck & Bus Builder América do Sul)