Novo Centro Técnico Caio Busscar amplia relacionamento com clientes

Frota & Cia

 

A Caio e Busscar apresentaram para a Imprensa especializada de Transportes o novo Centro Técnico que leva o nome das duas empresas, localizado às margens da Via Dutra, em Guarulhos (SP). A unidade começou a operar em novembro de 2021, com o propósito de oferecer serviços de Assistência Técnica e Vendas de Peças para os clientes e distribuidores dos dois fabricantes de ônibus urbanos e rodoviários.

 

“O novo Centro Técnico Caio Busscar dispõe de uma área de cerca de 24 mil m2 e foi concebido para servir de suporte avançado aos clientes situados até 100 km de distância da unidade. Ou, eventualmente, para atender a frota de veículos em trânsito que necessitam de reparos urgentes, como a troca de para-brisas ou carenagens danificadas”, explica Diego Teixeira, diretor de Vendas e Pós-vendas do Grupo Caio.

 

Além dessa missão, comenta o executivo, o CT tem o propósito de reduzir o transit time na entrega de peças na região de São Paulo e entorno. “Já temos um feedback positivo de clientes que estão usufruindo de um prazo de entrega mais ágil. Graças à localização e a otimização do estoque conseguimos reduzir o tempo de entrega para meio dia útil, para clientes situados no raio de atuação do Centro Técnico”, ressalta Diego. Nas contas do diretor, o CD conta atualmente com um estoque aproximado de 4 mil peças e componentes, para uso nas mais variadas carrocerias de ônibus das marcas.

 

8000 ônibus

 

Segundo Diego, a área coberta pelo CT abriga um total de 56 empresas de ônibus, que operam uma frota estimada de 7.500 veículos encarroçados pela Caio e outros 500 pela Busscar. Cinco distribuidores das marcas também estão localizados na região, que passarão a ser atendidos igualmente pelo novo Centro Técnico.

 

No momento, o CT funciona em horário comercial. Mas, em caso de emergência pode atender a qualquer hora do dia ou da noite, sempre que for acionado pelo Depto de Vendas e Pós-venda. A filial hoje emprega 60 funcionários diretos e outras 40 vagas estão em aberto, com vistas ao reforço do quadro.

 

O corpo funcional inclui ainda três Equipes Móveis, criadas com o propósito de dar atendimento presencial nas instalações do operador, seja na oferta de serviços de manutenção e reparo ou a entrega de peças e componentes. “O trabalho está avançando para que, cada vez mais, nossos clientes tenham menos ônibus inoperantes nas garagens por problemas de manutenção”, explica Diego.

 

Entrega técnica

 

Outro benefício oferecido pela unidade é a entrega técnica dos ônibus que incorporam melhorias tecnológicas, antes efetuada apenas na planta industrial da Caio em Botucatu (SP) e da Busscar em Joinville (SC). O serviço deve contar ainda com o apoio de um futuro Centro de Treinamento, projetada para dar suporte técnico a motoristas e operadores de frotas de ônibus.

 

O local ainda abriga um show rooom com mostras de todos os tecidos oferecidos para revestimentos dos assentos nos ônibus, junto com uma exposição com várias opções e bancos e poltronas para aplicações urbanas e rodoviárias.

 

Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, acredita que o novo Centro Técnico do Grupo Caio é um importante reforço no plano de consolidação da marca no mercado brasileiro de ônibus rodoviário. “Cerca de 30% a 40% dos nossos clientes estão localizados em São Paulo e a nova estrutura vai colaborar e muito dar suporte as suas operações. Sem contar o apoio à frota em trânsito que necessita de um reparo de emergência, especialmente dos carros de clientes do Nordeste de passagem por São Paulo. Segundo ele, a marca Busscar já responde por 25% de participação no mercado rodoviário, com apenas três anos de operação, desde que a marca e os ativos produtivos da empresa foram adquiridos por novos investidores, passando a integrar o Grupo Caio Induscar.

 

Para o diretor comercial, Paulo Ruas, a valorização e a satisfação dos clientes, em todos os pontos de contato de sua jornada, compõem o escopo da missão do Grupo Caio. Por esse motivo, a conclusão do Centro Técnico é mais um movimento positivo das fabricantes de ônibus, para atenderem aos seus parceiros de negócios. “O Centro Técnico Caio Busscar é um grande projeto que comunica para todos os nossos parceiros de negócios o quanto o relacionamento e a excelência em atendimento e serviços são importantes para o Grupo Caio”. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)