Liderança entre os SUVs nunca foi tão disputada

AutoIndústria

 

Desde que começou a produzir no Brasil, em 2015, a Jeep passou a deter, em média, = mais de 20% do segmento de utilitários esportivos e a liderá-lo com extrema folga, tendo ainda a dobradinha Renegade e Compass se revezando como o SUV mais vendido do País em quatro anos.

 

Esse quase mar de rosas, porém, parece sob ameaça em 2022, com a concorrência avançado tanto no ranking de marcas como de modelos. Após os cinco primeiros meses do ano, a Jeep alcançou 53,9 mil emplacamentos, somando agora também as vendas do Commander, lançado no transcorrer do ano passado. O volume corresponde a fatia de 21%, mas com a diferença para a segunda colocada, a Volkswagen, mais estreita.

 

A montadora alemã também tem três representantes no segmento e acumulou 15,9% de participação ao negociar quase 43,4 mil veículos. Melhor notícia: com 26,5 mil unidades licenciadas, o T-Cross lidera entre os SUVs, à frente do Compass (24,9 mil), Hyundai Creta (23,3 mil) e Chevrolet Tracker (21,6 mil).

 

O Renegade, que ganhou motor turbo este ano e passou por ligeira atualização estética, aparece só na quinta posição, com 20,7 mil licenciamentos e tendo o “fogo-amigo” do Fiat Pulse, irmão do grupo Stellantis, nos calcanhares, com 19,2 mil unidades negociadas.

 

De qualquer forma, 2022 surge como o ano em que a conquista do título de SUV mais vendido do Brasil será a mais difícil desde que o Renegade surgiu para tirar o Honda HR-V do lugar mais alto. Consideradas as vendas acumuladas até maio, menos de 6 mil unidades separam o primeiro do quinto colocado.

 

Em março, por exemplo, o líder de vendas foi o Tracker, com quase 6,6 mil licenciamentos, nem duas centenas a mais do que Creta e T-Cross e cerca de quinhentas acima do Compass. Em janeiro o líder foi o Renegade, enquanto em fevereiro e março o primeiro lugar coube ao T-Cross. Já em abril, o Fiat Pulse ficou à frente.

 

Ou seja, quatro modelos lideraram o segmento em cinco meses. E sempre com os segundos colocados muito perto. O ano promete, já que novas versões de modelos atuais e SUVs inéditos estão no tubo de lançamento de várias ao longo dos próximos meses. (AutoIndústria/George Guimarães)