Chevrolet lança marketplace e digitaliza processo de compra

Blog do Ricardo Ribas

 

Está no ar o marketplace da Chevrolet, plataforma que faz parte da estratégia de digitalização da compra de automóveis da marca da General Motors no Brasil. O consumidor passa a ter acesso aos veículos disponíveis nas concessionárias autorizadas, com a possibilidade de fazer a maior parte do processo de aquisição no ambiente digital.

 

Com a nova plataforma, será possível acessar de forma muito fácil e prática os carros e chassis que fazem parte do estoque das concessionárias, com acesso às fotos reais das unidades disponíveis. No marketplace também há o recurso de fazer comparativos entre modelos e contatar diretamente o vendedor via WhatsApp, para negociação.

 

O consumidor inicia o processo de compra no digital de forma mais assertiva, com a possibilidade de encontrar o modelo nas configurações exatas do veículo desejado, sem precisar dedicar tempo de pesquisa e de deslocamento até as concessionárias. Apenas no momento do test drive ou da finalização da compra é necessário ir fisicamente à loja.

 

A iniciativa acompanha as tendências e hábitos de consumo de veículos registrados nos últimos anos. Cerca de 86% dos entrevistados por um estudo recente da Cox Automotiva disseram que preferem ganhar tempo ao invés de ir pessoalmente a uma concessionária. A mesma pesquisa também apontou que 74% de franqueados de concessionárias afirmaram que os clientes estão usando mais ferramentas digitais de compras desde a pandemia. Já a Meta Data Insights 2021 apontou que 80% dos compradores de carros preferem usar o WhatsApp ao invés do telefone.

 

“Para atender as expectativas do consumidor atual, criamos canais e ferramentas customizadas para cada momento da jornada de compra. O marketplace integra um ecossistema digital, multiplataforma, que começa com o engajamento dos nossos consumidores por meio de conteúdos relevantes e originais, e vai até a oferta de ferramentas que facilitam uma compra consciente e segura”, explica Bruno Campos, diretor de marketing digital da GM.

 

“De olho nas mudanças do mindset do consumidor, entendemos que o processo fragmentado da indústria divergia demais da expectativa do público. Era necessária uma nova estratégia para encurtar os caminhos para o consumidor. O e-commerce Chevrolet é um ambiente que se integra com o ecossistema atual e permite ao consumidor resolver o que ele precisa de forma mais prática, rápida e assertiva”, diz Fábio Souza, CEO da MRM Brasil, agência especializada em transformação digital que desenvolveu o projeto por meio da sua unidade especializada em commerce, a MRM Commerce.

 

A MRM avaliou a solução desenvolvida e seus diferenciais dentro do mercado automotivo, sugeriu o tom, a identidade e o papel vocacional dessa nova plataforma e fez a readequação de todas as jornadas dos sites Chevrolet (S.A.), com o principal objetivo de acelerar a jornada de compra, gerando leads mais qualificados e aumentando o volume de venda das concessionárias.

 

Jornada de digitalização

 

Há anos, a GM vem digitalizando seu processo de comunicação e de venda a partir da premissa de que hoje o consumidor exige ferramentas multi-tela e multi-canal – uma tendência que foi reforçada após a pandemia.

 

Pensando em ofertar soluções digitais ainda mais integradas, em 2020 a Chevrolet inovou e lançou a primeira loja de veículos novos do Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina. Na ocasião, os consumidores tiveram acesso à um showroom especial do Novo Tracker, com um tour virtual, reunindo imagens, vídeos e informações detalhadas das versões do SUV compacto disponíveis nas mais concessionárias Chevrolet distribuídas por todo o país.

 

Em setembro, o atual projeto evoluirá para a digitalização de outros recursos, como a contratação de financiamento e a avaliação do veículo usado para troca, inspirado na plataforma Shop, Click & Drive da Chevrolet, disponível nos Estados Unidos. Desde já, o marketplace contém o inventário das concessionárias Chevrolet no link. (Blog do Ricardo Ribas)