Stellantis e Sansung terão fábrica de baterias em Kokomo

AutoIndústria

 

A Stellantis e a Samsung anunciaram no final da tarde desta quarta-feira, 24, acordo definitivo para a construção de uma fábrica de baterias de veículos elétricos em Kokomo, Indiana, Estados Unindo.  A joint venture envolverá investimento inicial de US$ 2,5 bilhões, que gradualmente poderá chegar a US$ 3,1 bilhões. A meta é criar 1,4 mil novos empregos no município e região a partir do início das operações da nova planta, programada para 2025.

 

Sua capacidade inicial de produção anual será de 23 gigawatts-hora (GWh), com possibilidade de expansão para 33 GWh nos anos seguintes para atender demanda crescente de veículos elétricos da Stellantis a serem produzidos nas fábricas norte-americanas do grupo. As atividades de construção da nova unidade industrial devem começar ainda este ano.

 

“Há pouco menos de um ano, nos comprometemos com uma estratégia agressiva de eletrificação ancorada por cinco giga fábricas situadas na Europa e a América do Norte”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O anúncio de hoje solidifica ainda mais nossa base industrial global de produção de baterias e demonstra o impulso da Stellantis em direção a um futuro descarbonizado, delineado no plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030. Agradeço ao governador Holcomb e ao secretário Chambers, juntamente com o prefeito Moore, e suas equipes, bem como a todos os meus colegas, pelo apoio e dedicação para levar esta operação para Kokomo, uma cidade que detém uma rica e longa história com nossa empresa”.

 

Yoonho Choi, diretor executivo da Samsung SDI, também agradeceu as autoridades do Estado de Indiana e a Stellantis por apoiarem a seleção final do local da fábrica. “Conseguimos uma posição sólida no mercado norte-americano de veículos elétricos, que está em rápido crescimento, através da joint venture com a Stellantis. Faremos nossos melhores esforços para trazer satisfação ao mercado com produtos de alta qualidade, e contribuiremos para o cumprimento das metas associadas ao esforço relativo à mudança climática”.

 

e por mais de 85 anos”, disse Tyler Moore, prefeito de Kokomo. “Gostaríamos também de agradecer à Samsung SDI por sua confiança em nós e estamos ansiosos para trabalhar juntos pelas próximas décadas. Esse investimento multibilionário ajudará a solidificar Kokomo como líder global na produção automotiva”.

 

Na nova fábrica, a Samsung SDI aplicará sua tecnologia de ponta PRiMX para produzir células e módulos de bateria EV para o mercado norte-americano. A Samsung lançou sua marca de tecnologia de baterias premium PRiMX no ano passado e apresentou a marca em janeiro, na CES 2022. A conclusão da operação está sujeita a condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias. (AutoIndústria)