AutoIndústria
A New Holland reservou para a 27ª edição da Agrishow, que acontece esta semana em Ribeirão Preto, SP, o lançamento da colheitadeira CR Intellisense. Considerada o mais importante produto da marca para o segmento nos últimos anos, a máquina é dotada de inteligência artificial que, afirma a fabricante, assegurará colheita mais eficiente e precisa.
A inédita tecnologia Intellisense no Brasil já vinha sendo a aplicada nas colheitadeiras produzidas pela New Holland na Europa há cerca de quatro anos, desde 2018. Com o recurso, “o produtor consegue escolher entre diferentes estratégias de colheita, de acordo com a condição da lavoura e o objetivo que pretende atingir”.
“A inteligência artificial traz para o Brasil o sistema de colheita mais sofisticado disponível no mundo, mas que ao mesmo tempo é também simples de operar”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
A CR Intellisense realiza diversas regulagens para aumentar a eficiência e a produtividade em tempo real. “Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim somar a experiência e percepção humana à rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição”, enfatiza Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.
O Intellisense faz as calibrações durante a tarefa. No monitor, o operador recebe informações sobre níveis de perda, quebra de grãos, volume de palha nas peneiras e nível de perdas nos rotores e peneiras, dentre outros fatores. Basta o operador certificar se os níveis indicados pelos sensores são aceitáveis ou não e a partir daí a colheitadeira realiza os ajustes para atingir os níveis de excelência requeridos pelo operador.
O sistema ainda indica, após cumpridas as metas escolhidas na estratégia, sua capacidade de aumentar ainda mais a produtividade, podendo atingir novas metas de colheita em toneladas por hora/velocidade de colheita.
A New Holland também promoveu atualizações na linha CR, que ganhou, dentre outros recursos, cabine maior, novo assento de operador e novo conjunto ótico de LED como opcional. É possível também equipar as colheitadeiras da linha, opcionalmente, com câmera no tubo de descarga que permite a visualização do interior do transbordo ou carrega que está recebendo a carga. A câmera é acionada assim que a descarga inicia e as imagens são exibidas em monitor na cabine.
O sistema de telemetria é padrão para toda nova linha, com modulo 4G e pacote de 3 anos de assinatura. O recurso nutre o computador as informações em tempo real de funcionamento, posição e produtividade de cada unidade, dependendo da cobertura de sinal no local de colheita. Quando o sinal não está disponível, os dados são armazenados internamente e descarregados no portal quando o modulo estiver online.
As motorizações também passaram por modificação. A nova CR 7.90 dispõe agora motor de 11 litros e 496 cv, enquanto a CR 8.90 tem novo sistema de refrigeração e 570 cv. A CR 9.90, maior colheitadeira da New Holland em produção no Brasil, tem potência máxima de 625 cv. (AutoIndústria)