Jornal do Carro
O estande da Ford na Agrishow, maior feira do setor agrícola do Brasil, realizada em Ribeirão Preto (SP), serviu de cenário para a exibição da F-150. Além disso, ao contrário do que o mercado acreditava, a picape teve o seu lançamento confirmado no Brasil. A estreia acontecerá no ano que vem.
De acordo com o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, a picape grande chegará para completar a linha da marca no País. “A F-150 vem consolidar a nossa linha, ao lado da Ranger e da Maverick, e reafirmar a autoridade que a Ford construiu em picapes em todo mundo”, afirma. Para ele, a ação trata-se de mais um exemplo de que a fabricante continuará a trazer o que há de mais avançado ao consumidor local.
A F-150 é o principal modelo da Série F. Aliás, trata-se do veículo mais vendido dos Estados Unidos há quatro décadas. Hoje, na 14ª geração, é vendida em países vizinhos, como Argentina, Colômbia e Peru, por exemplo. Na feira, o modelo exibido foi a versão Lariat.
Híbrida é possibilidade
Sem falar em versões específicas ou data cravada de lançamento no Brasil, provavelmente a Ford optará pela opção híbrida HEV Powerboost para o mercado nacional. Já à venda na Argentina desde o começo do ano, sua mecânica traz o 3.5 V6 biturbo de 400 cv e 68,02 mkgf aliado a um motor elétrico de 47 cv e 30,59 mkgf. Gera, portanto, total de 436 cv e 76 mkgf de torque.
F-150
De acordo com a Ford, a bateria, de 1,5 kWh pode ser recarregada pelo próprio motor ou via recuperação de energia de frenagens. A marca também diz que a versão híbrida consome até 30% menos que a F-150 Lariat Luxury. Importada dos EUA, a picape tem câmbio automático de 10 marchas (o mesmo do Mustang), tração 4×4 e oito modos de condução. O sistema Pro Power Onboard 2.4KW permite gerar energia. Por exemplo, dá para ligar uma lâmpada ou carregar outro carro elétrico.
Entre os itens de série, tem central multimídia Sync 4 com tela de 12″ e Android Auto e Apple CarPlay (sem fio), pneus nas medidas 275/60 R20 e bancos dianteiros climatizados. Em relação à segurança, a híbrida vem com controles de tração, de estabilidade e de velocidade em descida, além de freios a disco nas quatro rodas, oito airbags, entre outros itens. Por fim, cabe lembrar que, aqui, a marca já registrou as variantes Tremor e Raptor no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Já a F-150 elétrica (leia aqui) ainda nem chegou no mercado e faz sucesso.
Modelo exposto
A configuração exposta na Agrishow conta com motor 5.0 V8 a gasolina de 400 cv. O torque máximo fica em 55,2 mkgf. Para auxiliar o trabalho, também tem câmbio automático de 10 marchas e tração nas quatro rodas. Na lista de equipamentos, destaque para a central multimídia enorme e o quadro de instrumentos digital. Os faróis têm iluminação full LEDs, o painel de instrumentos é digital e os bancos têm ajustes elétricos. Ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar também seguem na lista. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)