Jornal do Carro
A RX, antiga Reed Exhibitions, confirmou o novo Salão do Automóvel de São Paulo no fim de março. O evento acontecerá entre os dias 6 e 14 de agosto. Porém, com outro nome: vai se chamar São Paulo Motor Experience. E com novo endereço, o Autódromo de Interlagos. Dessa forma, o formato será diferente. A proposta agora é oferecer mais entretenimento que lançamentos de carros como era até a última feira, realizada em 2018.
Entretanto, a quatro meses da abertura do evento, várias montadoras ainda não confirmaram presença. E mais: oito marcas já informaram que não participarão do SPMXP. General Motors, Toyota, Lexus, Mercedes-Benz, JAC Motors, além de Mitsubishi e Suzuki (com representação da HPE Automotores), confirmaram que não irão ao evento. Além delas, a Kia Brasil informou ao Jornal do Carro que também não estará presente no novo motorshow paulistano.
Procurada pelo JC, a Stellantis declarou, em nota, que está “analisando a possibilidade de participação com as marcas que integram o grupo”. Já a Caoa Chery disse que estuda a participação no evento. Ford e Volkswagen, entretanto, não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.
Marcas confirmadas
Até o momento, confirmaram presença BMW e Mini, Renault e a chinesa – recém-chegada ao Brasil – BYD. Como o evento terá foco na experiência, haverá expositores de outros segmentos, bem como atividades nas áreas de boxes e por todo o autódromo. A organização também promoverá testes de pista com carros a combustão e elétricos – para matar a curiosidade do público brasileiro.
O último salão
Saudosistas de plantão e fãs de carros certamente se lembram da última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A feira aconteceu em novembro de 2018, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, zona Sul da capital. Até então, a mostra era bienal. Ela abriria os portões em 2020. Entretanto, não aconteceu por causa da desistência de 15 montadoras. Isso aconteceu antes mesmo da pandemia da Covid-19 surgir. Na mesma época, várias feiras de carros no mundo enfrentavam o mesmo problema. Os Salões de Detroit (EUA), Frankfurt (Alemanha) e Paris (França), três dos principais eventos da indústria, também tiveram debandadas.
Na época, a RX tentou manter o evento e chegou a adiá-lo para 2021. Mas a crise sanitária impediu a volta do salão, assim como a debandada das marcas e a falta de interesse da indústria no evento. Desde 2019, as montadoras preferem investir em ações pontuais, como relacionamento com potenciais clientes, por exemplo, a gastar uma grande quantia em um estande na feira.
Assim, o Salão do Automóvel segue no imaginário do público, com alta adesão. Na edição de 2018, de acordo com a organização, mais de 700 mil pessoas visitaram o pavilhão do São Paulo Expo. Agora, resta saber como o público vai reagir ao novo formato em Interlagos, e aos valores. No site oficial, os ingressos do São Paulo Motor Experience custam entre R$ 40 e até R$ 7.000. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)