Mercedes-Benz e parceiros completam um ano pela saúde

AutoIndústria

 

O#UnindoForças, inciativa da Mercedes-Benz de caráter humanitário com a proposta de levar assistências médica e social a populações vulneráveis pelo País, completa um ano em campo com resultados capazes de tirar aplausos.

 

Ao longo do ano passado, o projeto foi ganhando força à medida que novas unidades móveis de saúde foram ficando prontas. Nessa primeira etapa, o projeto colocou na estrada oito carretas adaptadas em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análise de imagens e centros cirúrgicos, além de dois ônibus dedicados à vacinação.

 

No período, os caminhões da marca e as ONGs parceiras no projeto percorreram mais de 30 mil km pelo País e estiveram presentes em 60 cidades em 12 estados. Ao todo, a iniciativa contou 374 mil procedimentos médicos realizados, 171 mil pessoas atendidas e 69 mil doses da vacina contra Covid-19 aplicadas.

 

“É projeto que nasceu a partir de um grupo multifuncional da Mercedes-Benz, mas para fazer diferente e ajudar fora dos muros da companhia, conta Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e um dos mais de 150 profissionais engajados na ação. “A visão é de conectar pontos, efetivamente unir as pessoas para além de fazer negócio. Baseado na empatia, tem o mérito da atenção, do carinho, do espírito humanitário.”

 

De acordo com Mazza, o projeto começou a ser concebido em 2019. Ganhou força no ano seguinte com aporte de € 4,5 milhões do governo alemão, para a construção das unidades móveis e aquisição de equipamentos médicos. O recurso chegou via DEG, subsidiária do KfW Bankengruppe, banco de fomento do país, com intermediação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

 

Conta ainda a contribuição da Mercedes-Benz com o fornecimento dos veículos, motorista e recursos administrativos para a gestão do projeto. Pontos adicionais estimados em € 1 milhão em horas de trabalho.

 

Junto com a Mercedes-Benz, o #UnindoForças reúne entidades assistências, como Cruz Vermelha Brasileira, Renovatio, Instituto Luz para Vida, CIES Global, SAS Brasil e Sociedade Brasileira Albert Einstein. Mas também empresas responsáveis pela estrutura com equipamentos e transformação dos veículos, no caso Canon Medical, Eco X, Elber Mecial, Fleximedical, Labor, Rossetti, Sunew e Vivo Empresas.

 

Mais recentemente, o projeto ganhou mais um parceiro com a Amigos do Bem. A instituição recebeu da marca um caminhão Axor equipado com consultórios médico e oftalmológico, pelo qual a fabricante também assumiu as despesas de manutenção e seguro.

 

A Amigos do Bem acumula de 30 anos com trabalho de acolhimento social em 300 povoados no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A entidade conta hoje mais de 150 mil pessoas atendidas todos os meses, além de estar à frente em inciativas educacionais e profissionalizantes.

 

“O #UnindoForças tem um objetivo: atender 1 milhão de pessoas em três anos”, finaliza Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas do projeto. (AutoIndústria/Décio Costa)