Olhar Digital
A montadora alemã Audi e a fabricante americana de chips Qualcomm estão trabalhando em uma tecnologia focada na segurança de ciclistas e outros usuários vulneráveis na pista, como pedestres. A chamada C-V2X (sigla para “Vehicle-to-Everything”, ou “veículo para tudo”) é dotada de comunicação celular direta que oferece comunicações de baixa latência para veículos.
Essa tecnologia de baixa latência inclui comunicação Veículo para Veículo (V2V), Infraestrutura Veículo para Estrada (V2I) e Veículo para Pedestre (V2P), sem a necessidade de uma rede celular ou plano de serviço. Além das duas empresas, estão juntas nos testes a plataforma de mobilidade Spoke Safety e a desenvolvedora de sistemas de transporte inteligentes Commsignia.
Para o projeto, a Audi está desenvolvendo hardware e software para seu veículo de teste (um modelo e-tron Sportback). O carro usará comunicação direta de veículo para bicicleta usando sinais de curto alcance – que não dependem de uma rede celular – e sinais LTE, que usam torres de celular para identificar ciclistas na estrada.
Assim, os veículos poderão ler seus arredores para identificar quando as bicicletas estão por perto, fazendo interface com o conjunto conectado da Spoke Safety. Será possível até identificar ciclistas que de repente estão obstruídos pela visão do motorista.
A plataforma de segurança baseada em aplicativo da Spoke para ciclistas usa comunicação digital direta, conectando todos os usuários da estrada próximos anonimamente uns aos outros até 10 vezes por segundo. Se um veículo estiver se aproximando de uma bicicleta, tanto o ciclista quanto o motorista recebem notificações da presença um do outro. Os veículos Audi receberão o aviso no painel de instrumentos.
Audi e Qualcomm juntas em projeto semelhante
Em 2020, como vimos aqui, Audi e Qualcomm trabalharam juntas em um projeto semelhante de veículos conectados. No estado americano da Virgínia, um projeto piloto C-V2X começou com as empresas junto ao departamento de transportes local e a operadora de infraestrutura sem fio American Tower Corporation.
Na época, a comunicação C-V2X foi usada para proteger os trabalhadores de manutenção de estradas. Os carros compatíveis recebiam alertas sobre sinalização, manutenção de pista, etc. Já os operários usaram coletes especiais com tecnologia de comunicação V2P (Veículo para Pedestre) integrada, que enviava os alertas para os veículos.
As primeiras demonstrações públicas da tecnologia de bicicletas conectadas Spoke com o Audi e-tron Sportback estão acontecendo agora (de 21 a 23 de março), na PeopleForBikes Bicycle Leadership Conference na Califórnia. Outras demonstrações ocorrerão pelo Sea Otter Classic em Monterey, no mesmo estado americano, de 7 a 10 de abril. (Olhar Digital/Ronnie Mancuzo)