Jornal do Carro
O Mitsubishi Eclipse Cross enfim recebeu no Brasil a reestilização feita no fim de 2020 no exterior. O SUV com estilo de cupê traz o visual mais moderno da marca dos três diamantes, com faróis fininhos e iluminação Full LEDS. Na traseira, abandona o controverso vidro bipartido na tampa, e exibe lanternas que sobem pelas colunas, como no Honda CR-V.
Lá fora, o Eclipse Cross ganhou uma inédita versão híbrida plug-in recarregável em tomadas, mas, aqui no Brasil, o utilitário não terá essa opção por enquanto. Sob o capô, o SUV mantém o motor 1.5 turbo a gasolina com duplo sistema de injeção (direta e indireta). Ele gera 165 cv de potência e um torque de 25,5 mkgf disponível logo a 2.000 rpm.
Da mesma forma, o conjunto preserva o câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas. A tração é dianteira nas versões de base, e integral no topo da linha. Além da renovação visual, o novo Eclipse Cross chega com tecnologias semiautônomas. Tem frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), por exemplo.
Feito na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), o Eclipse Cross 2023 chega em quatro versões. O preço parte de R$ 186.990 na opção GLS, sobe a R$ 201.990 na HPE, avança para R$ 221.990 na HPE-S e alcança R$ 232.990 na topo de linha HPE-S S-AWC.
Por estes valores, concorre com Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e Caoa Chery Tiggo 7 Pro, entre outros. Na comparação com o líder de vendas Compass (a partir de R$ 166.825), tem preços maiores. Porém, por não ter motor a diesel, custa menos na opção de topo.
Novo visual
O Eclipse Cross 2023 traz a linguagem de design “Dynamic Shield Evolution”, marcada pela grade tridimensional com mini-trapézios esculpidos nas barras horizontais na cor preta (brilhante nas versões de topo). A grade é totalmente integrada aos novos faróis Full LEDS, conectada às luzes diurnas (DRL).
Assim, os faróis principais ficam agora mais abaixo, no nicho em forma de bumerangue nas laterais. Os canhões de luz são halógenos na versão de entrada GLS, passando a LEDS nas demais configurações. Na base do para-choques, um skidplate (que é replicado na traseira) dá um ar mais robusto e off-road ao Eclipse Cross, sendo preto (GLS), prata (versões intermediárias) ou na cor da carroceria (HPE-S S-AWC). Em breve, essa identidade será aplicada também nos demais SUVS da Mitsubishi.
Ainda no visual, destacam-se as rodas de liga leve de aro 18. Elas calçam pneus 225/55 da linha Pirelli Scorpion desenvolvidos exclusivamente para o SUV, com sulcos maiores e banda de rodagem mais larga. Assim, permite maior conforto de rodagem, menor consumo e emissões, bem como alguma capacidade off-road.
Por dentro, a cabine tem revestimento de couro na cor cinza Arctic para bancos, portas e porta-objetos, além do couro preto tradicional. Volante e painel frontal tem peças macias ao toque. Nas versões HPE-S, os bancos trazem ajustes elétricos e aquecimento. Além disso, os bancos traseiros são reclináveis em oito posições (de 16° a 32°). E o porta-malas tem agora 451 litros. (Jornal do Carro/Eugênio Augusto Brito)