Coisas de Agora
Detentora de uma gama de soluções Multi-Power para diferentes tipos de missão, a FPT Industrial é a nova fornecedora da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A marca equipa o Volkswagen Delivery Express+ com o novo motor F1C Euro VI, especialmente desenvolvido para o caminhão leve, que ganhou potência e desempenho, com 156 cavalos e 360 Nm de torque, e economia, chegando a uma redução de até 5% no consumo de combustível, de acordo com a condução.
Mais silencioso, o propulsor preparado para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) traz uma calibração exclusiva para o modelo, com todo o know-how de engenharia de ambas as empresas, para alcançar economia e agilidade em aplicações como o e-commerce, em crescimento em todo o país.
Sinônimo de confiabilidade em todo o mundo, o F1C é integrante da Série F1, resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves. Presente em diversos modelos, a motorização representa cerca de 40% da produção da marca no mundo. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.
No Brasil, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8. Para se adequar ao novo nível de emissões, a Série F1 foi exaustivamente testada, atestando sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Com as entregas firmadas à Volkswagen Caminhões e Ônibus, a FPT Industrial amplia a participação no mercado voltado à montadoras de veículos e fabricantes de bens de capital, dos segmentos on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, marítimo e geração de energia.
Graças aos seus atributos, o motor F1C Euro VI reúne mais desempenho, economia e potência, sendo mais silencioso na operação. Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o motor de 3,0 litros entrega torque já em rotações mais baixas, garantindo arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas. Isso tudo com menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio), HC (hidrocarbonetos não queimados) e material particulado.
O consumo de diesel pode chegar a uma redução de até 5%, de acordo com a condução. Além disso, o Delivery Express+ passa a contar com o sistema SCR (redução catalítica seletiva), com tanque de Arla 32 integrado ao tanque de combustível. A tecnologia de pós-tratamento da FPT Industrial traz ainda o sistema EGR (recirculação de gases de escape), proporcionando o melhor desempenho e o menor consumo conforme a missão do cliente.
Em missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Nas missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.
“O motor FPT F1C é o melhor da classe em potência e torque. Ele alia baixo consumo de combustível e baixo custo operacional, com máxima eficiência. Também demanda menos paradas para manutenção”, explica o diretor de Engenharia de Produto da FPT Industrial, Alexandre Xavier.
Mais de 20 novos motores EURO VI
Para atender o PROCONVE P8, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, contando com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e Europa. Os testes são realizados em diferentes condições como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, além de controle de emissões em condições reais (RDE), por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).
“Ao alcançarmos o Euro VI, evoluímos não apenas em tecnologia, como também na aplicação, dando maior visibilidade aos produtos brasileiros em mercados de exportação. Como marca, produzimos soluções para diferentes tipos de missão regional”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel. “O fornecimento para um grande parceiro como a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida o nosso compromisso em desenvolver soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes”, reforça Rangel.
Ficha Técnica
FPT F1C Delivery Express+
Cilindrada: 3.0L
Potência [cv]: 156 @ 3300 rpm
Torque [Nm]: 360 @ 1300 a 2900 rpm
Número de cilindros: 4
Número de válvulas por cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)
Injeção: Common Rail
Compressão: 17,5:1
Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104
Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC
Peso seco [kg]: 275
Dimensões – L/W/H [mm]: 682/730/867
Combustível: Diesel S-10
(Coisas de Agora)