Stellantis e LG Energy terão fábrica de baterias no Canadá

AutoIndústria

 

A Stellantis anuncia mais um investimento de peso rumo à eletrificação. Joint-venture firmada entre o conglomerado automotivo e a LG Energy Solution prevê aporte de US$ 4,1 bilhões na construção de uma fábrica de baterias de íon de lítio no Canadá, a primeira do país do gênero com produção em larga escala.

 

Os acordos vinculativos e definitivos para encaminhamento do projeto, assinados na quarta-feira, 23, preveem o início de operação no primeiro trimestre de 2024, com a geração de 2,5 mil novos empregos e capacidade de produção anual superior a 45 gigãoawatts-hora.

 

A nova unidade industrial terá obras iniciadas já neste ano em Windsor, Ontário, sede do maior cluster automotivo do Canadá.  “Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos Estados Unidos e Canadá até o final da década”, informou Carlos Tavares, CEO de Stellantis.

 

O executivo agradeceu os governos municipal, provincial e federal pelo apoio e compromisso em ajudar a posicionar o Canadá como líder norte-americano na produção de baterias para veículos elétricos.

 

Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution, disse que por meio da joint-venture a empresa poderá se posicionar “como um ator fundamental na construção de cadeias de valor de energia verde na região”.

 

A partir do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, a Stellantis projeta vendas globais anuais de 5 milhões de veículos elétricos a bateria até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte.

 

A fabricante aumentou a capacidade planejada de baterias em 140 GWh para cerca de 400 GWh, apoiada por cinco fábricas de baterias juntamente com contratos de fornecimento adicionais. A conclusão do acordo Stellantis-LG Energy está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias. (AutoIndústria)