Locadora Movida investe R$ 500 milhões em divisão de entregas de “última milha”

O Estado de S. Paulo

 

Diante do crescimento acelerado do e-commerce, a Movida está expandindo as operações da Movida Cargo, divisão de aluguel de veículos voltada para entregas do varejo. A companhia já investiu R$ 500 milhões no negócio, sendo R$ 30 milhões na aquisição de uma frota 100% elétrica. Com faturamento de R$ 21 milhões no ano passado, a divisão começou a ser gestada em 2020, no início da pandemia. Segundo o CEO da Movida, Renato Franklin, a empresa buscava novos negócios, e a explosão do e-commerce chamou a atenção. Após um estudo, a Movida detectou que os veículos usados no segmento conhecido como last mile – ou “última milha”, etapa final das entregas –, eram antigos e pequenos e, em geral, usados por pessoas físicas.

 

Datas fortes impulsionam locações

 

A expectativa é de que a receita do segmento supere, em breve, a de transporte por aplicativo. Para chegar lá, uma das ideias é oferecer contratos de locação flexíveis, incluindo semanal e diário: quanto mais longo o período, é claro, menor o preço. Datas fortes do varejo, como Dia das Mães, são um apelo a mais às locações.

 

Maioria dos clientes é de pessoas físicas

 

Embora a divisão atenda a gigantes do varejo como Magazine Luiza e Mercado Livre, além de transportadoras, o CEO da Movida afirma que a maior parte da carteira de clientes é formada hoje por pessoas físicas – e a companhia vem se adaptando para atender esse público. (O Estado de S. Paulo)