Mercedes-Benz lança Sprinter Street com nova motorização e comemora 25 anos da linha no Brasil

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz comemorou a bodas de prata de sua linha de veículos leves Sprinter com o lançamento dos modelos da linha Sprint Street. A modernização do motor, que recebeu bloco de alumínio e proporciona melhor desempenho pelas maiores potência e torque, permitirá oferecer aos transportadores maior eficiência pela redução do nível de consumo de combustível e, como consequência, menor poluição do meio ambiente. Ao longo dos 25 anos de presença no mercado brasileiro, a linha Sprinter superou 150 mil unidades comercializadas, liderando o mercado brasileiro no segmento semileve.

 

Os novos modelos que compõem a linha Sprinter Street começarão a ser vendidos a partir de maio, e estarão disponíveis em todos os concessionários da marca, com preços a partir de R$ 239.000,00 para o modelo Truck (chassi-cabine) e 249.000,00 para o Furgão.

 

A nova linha é equipada com o novo motor OM654 a diesel de quatro cilindros com desempenho superior ao antecessor OM651 e supera todos os requisitos de emissões PROCONVE L7. O motor recebeu a avaliação “A” do IBAMA, por atender os padrões ambientais, proporcionar melhor performance operacional, principalmente em trechos urbanos e mistos, para entregas mais rápidas e seguras.

 

O novo motor apresenta a redução de consumo de combustível de 6% em aplicações urbanas e 11% em rodovias em comparação com sua última versão. Carlos Garcia, CEO da Mercedes-Benz Cars&Vans Brasil, informou que esses percentuais foram medidos seguindo os padrões da portaria do Inmetro e que o consumo pode variar, dependendo das condições de uso e das características de estradas.

 

O CEO explicou que o novo motor, produzido na Argentina, possui desempenho superior ao antecessor com informações obtidas nas avalições realizadas pela engenharia da empresa em aplicações do veículo, por rotas percorridas, condição climática, velocidade de condução, combinação de carga e qualidade do combustível e o perfil variado dos percursos utilizados. O modelo também conta com menor emissão de poluentes e maior potência, agora com 150 cv (+5%) e torque de 34,7 kgfm (+3%), em comparação com o motor anterior.

 

A geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menores vibrações. Visando reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE®. Além disso, o motor é mais compacto, com menor altura facilitando o acesso dos mecânicos aos serviços de reparação pelo espaço disponível

 

O novo motor apresenta também recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões. O produto também possui qualidade assegurada, visto que já foi testado e aprovado nos mercados mais exigentes. Além disso, a transmissão manual de 6 velocidades, já conhecida do mercado por sua robustez, permanece inalterada em toda a linha Sprinter.

 

Marco histórico da Sprinter no Brasil

 

Os 25 anos de vendas da linha Sprinter no Brasil ocorrerá em agosto deste ano, e os novos modelos vão representar a quarta geração da linha que já superou as 150 mil unidades no País. Carlos Garcia considera que a linha Sprinter confirma a consolidação dos veículos pela grande oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas.

 

A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico da marca ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio e, hoje, essa designação representa uma categoria inteira de veículos. No Brasil, o lançamento do produto foi em 1997, com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga, distribuição urbana e prestação de serviços variados.

 

A atual geração fez sua estreia no país no final de 2019, com maior valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance. Como resultado, a linha Sprinter oferece o melhor custo/benefício da categoria e apresenta uma grande variedade de opções para o mercado brasileiro. (Truck & Bus Builder América do Sul)