Truck & Bus Builder América do Sul
O governo brasileiro deverá anunciar até o fim deste mês o programa Renovar, que tem o objetivo de promover a renovação da frota de caminhões, pretendido pela indústria e pelo setor de transporte de cargas.
O programa foi revelado por Margarete Gandini, coordenadora geral de fiscalização de regimes automotivos do Ministério da Fazenda, durante o seminário Megatendências 2022, promovido em São Paulo pela AutoData Editora.
Margarete Gandini também revelou que para o cumprimento do programa serão reservados R$ 500 milhões no orçamento, por ano, para o período de 2022 a 2027 e que a gestão será conduzida pela indústria e o governo, como é feito no Rota 2030.
A executiva informou que a medida provisória foi assinada pelos titulares dos três ministérios envolvidos no projeto e que foi encaminhado para a Casa Civil para as providencias finais.
Declarou, também, que a assinatura deverá ocorrer brevemente, possivelmente até o final do mês, já que o objetivo é de melhorar a produtividade do modal rodoviário, principalmente com a renovação dos veículos pesados e reduzir o consumo de diesel.
Ainda no segmento pesado o governo começa a estudar, igualmente em conjunto com a indústria, metas de eficiência energética. Nos próximos cinco anos serão definidas as bases para que, a partir de 2027, a indústria tenha metas a serem cumpridas, com etiquetagem nos mesmos moldes do segmento leve e, talvez, uma medição das emissões de carbono.
A mesma métrica deverá ser adotada no próximo ciclo dos caminhões leves, com a medição desde a produção ao uso – que recebeu a denominação de sistema do poço à roda.
Margarete Gandini acrescentou que o Brasil será o primeiro grande polo automotivo do mundo a definir metas de emissões nesse sentido.
Para ela, indústria e governo estão afinados também na evolução da eletrificação dos veículos, opinando que o biocombustível será protagonista nesse processo porque a visão do governo é a de eletrificação sem a utilização de baterias pesadas.
A simplificação da burocracia, o incentivo à produção nacional e o aumento das exportações também estão sendo avaliadas e há ainda planos para reduzir a burocracia e fomentar a produção local por meio de elevação das vendas externas.
A indústria levou ao governo os problemas que enfrenta atualmente e está na expectativa de medidas que simplifiquem e retirem algumas distorções, como o acúmulo de créditos tributários e resíduos de impostos na exportação. (Truck & Bus Builder América do Sul)