Volkswagen e Fundação Grupo VW renovam projeto Carretas do Conhecimento no Paraná

Coisas de Agora

 

O Governo do Estado do Paraná, a Volkswagen do Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen anunciaram a renovação do projeto Carretas do Conhecimento para o ano de 2022, durante cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.

 

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para a formação profissional. Em 2022, serão ofertadas 2.292 vagas gratuitas para cursos de qualificação em 63 localidades paranaenses. As opções incluem mecânica de automóveis, eletricidade automotiva, automação industrial, panificação, corte e costura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, mecânica industrial, mecânica de motocicletas, informática e eletricidade predial. Desde 2019, as Carretas já ofereceram cerca de 8 mil vagas no Paraná. A execução é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PR).

 

O evento contou com a presença do Vice-Governador, Darci Piana, do Secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, do Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia, da representante de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Amanda Soldá, e de representantes do Sistema FIEP.

 

“Essa parceria com a Volkswagen permite levar conhecimento para os paranaenses. Fazer com que as pessoas se formem profissionalmente, encontrando um caminho para a vida. É esse tipo de ação que muda a vida de uma pessoa para sempre. Para o Governo do Paraná, a geração de emprego e renda é prioridade. Essa é a melhor política social que existe e as Carretas do Conhecimento são essenciais para isso”, afirma Darci Piana, Vice-Governador do Estado do Paraná.

 

“A Fundação Grupo Volkswagen tem a vocação de mover pessoas pelo conhecimento. Para isso, abraçamos a mobilidade social e inclusão como uma de nossas causas prioritárias. Com as Carretas do Conhecimento, esperamos impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo de cada vez mais cidadãos paranaenses, contribuindo para o desenvolvimento local e a transformação de vidas”, reforça Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, organização responsável pela gestão técnica do projeto.

 

As aulas da edição 2022 terão início em abril, com turmas nos períodos da tarde e da noite, de segunda a sexta-feira. Os cursos serão totalmente presenciais, com duração de 80 horas. Já as matrículas serão realizadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as prefeituras participantes. No Estado, o projeto é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela Volkswagen do Brasil com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais. (Coisas de Agora)