Subaru Forester e XV ganham motorização híbrida leve no Brasil

AutoIndústria

 

Se existisse um ranking das marcas de automóveis mais discretas do mercado brasileiro, seja em vendas ou em divulgação de sua imagem, com certeza a Subaru estaria entre as líderes, se não no primeiro lugar. Importadas pelo Grupo Caoa, apenas poucas centenas de seus três modelos japoneses chegam às ruas daqui a cada ano. No ano passado, por exemplo, foram cerca de 400 somente.

 

E não se trata de limitação imposta pelo preço de seus produtos. Segundo o site da marca, o New XV custa a partir de R$ 174,9 mil, o New Forester S desde R$ 198,9 mil e o esportivo WRX STI parte de R$ 308,9 mil, valores condizentes com os segmentos que disputam e, por conta disso, naturalmente próximos dos concorrentes que, apesar disso, vendem muitíssimo mais.

 

Não há, de fato, o porquê esperar muito mais das vendas da Subaru aqui. Se assim fosse, o Grupo Caoa, importador oficial da marca desde a segunda metade da década 1990, teria multiplicado o número de revendas e especialmente investido largamente em ações de marketing e publicidade, estratégia recorrente para outras marcas que comercializava e que, posteriormente, até passou a produzir localmente, como Hyundai e Chery.

 

Passadas quase três décadas da gestão Caoa, a Subaru conta com somente 5 concessionárias – três no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma no Distrito Federal -, cabendo a pontos assistenciais a cobertura de pós-venda no restante do País. E é essa diminuta rede que já comercializa com o SUV forester e o croosover XV dotados de motorização híbrida.

 

Batizada de e-Boxer, combina o tradicional motor a gasolina de cilindros opostos da marca e a assistência de um pequeno motor elétrico de 12,3 kW e torque de 66 Nm em certas situações de direção, como no momento que o veículo sai da imobilidade ou em médias velocidades. Em baixas velocidades, como em manobras, os veículos podem rodar apenas com o uso da eletricidade.

 

O Grupo CAOA diz que a importação de modelos híbridos a partir de agora “alinha a estratégia global da Subaru com o plano de eletrificação da CAOA”, mas lembra também que motores híbridos, além de menores níveis de consumo de combustível e de emissões, têm” isenção total ou parcial do IPVA em diversos estados brasileiros”.

 

Forester e XV têm motor a combustão de 2 litros aspirado de 150 CV e, com o suporte do motor elétrico, melhorou sua eficiência energética. O consumo urbano foi reduzido em 11%, informa a importadora partir de dados do Inmetro.  No caso so XV, a economia foi maior no trânsito da cidade: 19%.

 

A economia, entretanto, tem um preço: as versões e-Boxer dos dois veículo custam, respectivamente, R$ 223.900,00 e R$193,9 mil. Mas também agregam alguns aprimoramentos e recursos, como grade dianteira com controle de abertura automática, para otimização do comportamento aerodinâmico, e a quarta geração do EyeSight, sistema que utiliza câmeras e com maior campo de visão e novo software de reconhecimento de imagem.

 

A Subaru também enfatiza o aprimoramento de vários sistemas de auxílio à condução, como assistente de frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, centralização na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa, além da adição da direção autônoma de emergência.

 

O Forester e-Boxer conta com sistema de reconhecimento facial de até cinco condutores, ajustando automaticamente as configurações individuais das posições do banco, dos espelhos externos, do ar-condicionado e do computador de bordo de acordo com a preferência de cada um deles. (AutoIndústria/George Guimarães)