Localiza é a única locadora de veículos a figurar no ranking de reputação da Merco

Blog do Ricardo Ribas

 

A Localiza consta entre as 60 companhias com melhor reputação no Brasil segundo o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco). A Companhia é a única do setor de aluguel de carros a figurar no Ranking Merco das 100 empresas e líderes com melhor Reputação no Brasil em 2021.

 

A oitava edição do estudo também apontou Eugênio Mattar, sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da Localiza, como um dos 50 líderes com melhor reputação do País. É a segunda vez consecutiva do executivo na lista do monitor corporativo, que avalia a reputação de empresas e lideranças desde 2000 e é referência na América Latina e Espanha. O ranking é aberto e a participação depende exclusivamente do reconhecimento obtido.

 

“Sabemos que a reputação é um ativo estratégico para as empresas e fundamental para a saudabilidade do negócio. Ficamos orgulhosos com o resultado, que é fruto do trabalho comprometido e diário dos nossos mais de 12 mil colaboradores espalhados pelo Brasil”, afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza. “Hoje, somos muito mais do que uma empresa de aluguel de carros e temos como propósito entregar as melhores soluções de mobilidade sustentável. Esses reconhecimentos da Merco mostram que estamos no caminho certo e nos impulsionam a criar uma jornada cada vez mais encantadora para os nossos mais de 12 milhões de clientes.”, complementa Eugênio Mattar, CEO da Localiza.

 

A plataforma de negócios de mobilidade da Companhia é composta por diversas soluções voltadas a atender diferentes perfis e necessidades da sociedade, tais como:

 

Localiza RAC – Por ser a líder na América do Sul no segmento de aluguel de carros, a Localiza oferece uma frota de aproximadamente 216 mil veículos – em todas as suas 620 agências. A Companhia é pioneira na implementação de várias soluções inovadoras neste mercado, sempre com o propósito de fortalecer a experiência e mobilidade do cliente, como o Localiza Fast, inovação que permite o aluguel 100% digital;

 

Localiza Meoo –Lançado em 2020, o Localiza Meoo é a solução de carro por assinatura da Companhia, voltada para o consumidor que quer ter um carro, mas não as dores de cabeça do dia a dia como seguro e manutenção;

 

Localiza Gestão de Frotas – Negócio especializado em terceirização de frotas voltado a oferecer soluções de mobilidade de longo prazo para empresas. Com o objetivo de atender diferentes necessidades dos clientes corporativos, a Localiza conta com carros e oferece gestão com uso intensivo de tecnologia digital e de inteligência de dados;

 

Zarp Localiza – Lançado em 2021, Zarp foi concebido especificamente para atender às principais necessidades dos motoristas de aplicativo e customizado a partir de uma experiência de quatro anos da Localiza com este público. O serviço conta com agências exclusivas, atendimento personalizado, além de aplicativo que permite ao cliente fazer a gestão do seu negócio de maneira fácil e prática.

 

Sobre a metodologia do Ranking Empresarial de Reputação Corporativa – MERCO Brasil Empresas e Líderes 2021

 

A metodologia da pesquisa inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor reputação. Para cada empresa escolhida, os respondentes sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.

 

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além do Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais e das mídias sociais.

 

Na etapa final, também é feita uma avaliação de méritos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. Além do ranking de 100 empresas, MERCO também realiza o ranking de 100 líderes com melhor reputação no País. A metodologia completa e os rankings estão disponíveis aqui.

 

O estudo e o ranking são realizados pelo Instituto Análisis e Investigación e seguem a Norma ISO 20252 e o código de conduta ICC/ESOMAR. Além disso, é o único monitor de reputação que conta com verificação externa no mundo, realizada pela KPMG. Com esses diferenciais, vem alcançando reconhecimento crescente a cada edição. (Blog do Ricardo Ribas)