AutoIndústria
A Abarth, divisão esportiva da Fiat, está de volta ao Brasil. Depois de aparecer no importado Fiat 500, em 2014, e bem antes em uma versão do hatch nacional Stilo, em 2002, o símbolo vermelho e amarelo que destaca um escorpião será adotado no SUV Pulse, principal lançamento da Fiat no último ano.
O Pulse Abarth terá sob o capô o motor 1.3 turbo de até 185 cv já conhecido da picape Fiat Toro e dos Jepp Compass, Commander e Renegade. Suas vendas, entretanto, demandarão mais alguns meses. Só mesmo no último trimestre, segundo a Stellantis.
A versão foi apenas apresentada neste domingo, 13, como mais uma entre tantas ações de merchandising do reality show Big Brother Brasil, assim como ocorreu com o próprio Pulse há cerca de um ano, muitos meses antes de o utilitário esportivo chegar às concessionárias.
Na nova versão do SUV o nome Fiat “desaparecerá”, substituído pelo escorpião em toda a comunicação visual externa, das rodas às laterais e até na grande dianteira, enquanto a tampa do porta-malas exibirá a palavra Abarth em grandes proporções. Ou seja, afora o nome Pulse, na traseira, uma pessoa menos conectada com o mundo automotivo não saberá se tratar de um modelo da marca italiana.
Mais do que nova versão do SUV, a diz Fiat querer agora consolidar a grife esportiva no mercado brasileiro e que foi criada por Carlos Abarth na Europa em 1949.
A primeira ação nesse sentido foi a criação de plataforma digital para consumidores apaixonados por desempenho e esportividade. Operacional a partir desta segunda-feira, 14, pela abarth.fiat.com.br as pessoas cadastradas receberão informações sobre a marca nos próximos meses.
Em outra frente, destaca Herlander Zola, vice-presidente de Marca e Comercial da Fiat para América do Sul, a rede de concessionárias Fiat terá lojas especializadas na venda de Abarth, com identidade visual exclusiva. A imagem de esportividade será reforçada para o grande público ainda por meio da Fórmula 4, categoria de monopostos equipadas com motores Abarth. (AutoIndústria)