Jornal do Carro
O lançamento da Exeed, marca de luxo da Chery, ruma para fase final no Brasil. Ainda em 2018, o Jornal do Carro revelou que o grupo Caoa lançaria os modelos da chinesa de luxo no País. Em meados de 2020, outra confirmação: a novata terá quatro modelos no mercado nacional. Agora, o site Autoo confirmou, em troca de e-mails com a matriz, na China, que a Caoa Exeed terá só carros elétricos e híbridos na gama.
O primeiro modelo da jovem marca – que estreou em 2017 no país asiático – deverá ser o SUV LX, um futuro rival para Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Porém, o modelo virá híbrido. Com o foco na eletrificação, a Caoa Exeed vai na mesma direção da conterrânea Great Wall Motors, que lançará somente elétricos e híbridos.
Com foco no mercado europeu, o SUV usa a mesma plataforma do Tiggo 7 Pro. Ele já está registrado pela marca chinesa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 2018. A expectativa agora fica com a data de estreia e a mecânica híbrida. Com porte de SUV médio, o LX tem 4,66 metros de comprimento e 2,69 m de entre-eixos.
Por ora, a Caoa não confirma detalhes sobre a vinda da marca de luxo da Chery para o mercado brasileiro. Dessa forma, não se sabe ao certo quando serão os lançamentos, ou mesmo se os modelos serão feitos localmente ou importados. Mas é certo que o lançamento da nova marca envolverá outros mercados latino-americanos, como o Chile, por exemplo.
SUV TXL
O SUV de 7 lugares TXL também surge como aposta para o Brasil. Com base do Tiggo 8 – o que facilita a sua nacionalização em Anápolis (GO, ao lado do SUV da Caoa Chery -, o modelo também já teve os desenhos industriais registrados no INPI.
Dotado das mesmas proporções, o TXL é, contudo, mais moderno, tem faróis mais estreitos, bem como rodas maiores e luxo extra por dentro. Para se ter ideia, assim como o Tiggo 8 Plus, o TXL emprega um telão de 24,6″ que funciona como central multimídia e painel de instrumentos. A lista de série deverá oferecer frenagem autônoma de emergência, câmeras 360°, assim como sistema de climatização digital.
Na China, o SUV tem o mesmo motor 1.6 GDI de 187 cv do Tiggo 8. Entretanto, alguma eletrificação é esperada por aqui, já que a promessa da Exeed é ter apenas modelos eletrificados. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)