AutoIndústria
Produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), 37 ônibus articulados O 500 MA foram entregues para o sistema de transporte BRT do México em fevereiro. Os veículos vão atender os municípios de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no estado de Jalisco.
De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira, 10, pela montadora, esta é uma das maiores entregas de chassis articulados em um único pacote para a região. Os chassis O 500 MA articulados integram programa de renovação de frota do transporte público em Guadalajara, que foi iniciado em 2020 e visa renovar um volume de 800 ônibus.
A Mercedes-Benz do Brasil vem tendo participação ativa no programa, detendo participação de 62% no processo de renovação da frota. Equipados com transmissão automática com retarder integrado, os veículos têm também suspensão a ar e freio ABS.
Com motor OM 457 LA Euro 5 e 18 metros de comprimento, eles têm capacidade para 160 passageiros (40 sentados e 120 em pé), além de oferecerem espaços exclusivos para mulheres, pessoas com deficiência e cães-guia, contando com separação total entre motoristas e a área de passageiros.
“É com muita alegria que nós estamos enviando estes 37 ônibus para o México, fornecendo veículos adequados para operação no sistema de transporte BRT”, comemora Rogério Sousa, gerente de vendas e pós-vendas para exportação de veículos, peças e serviços Caminhões e Ônibus da fabricante que tem sede no ABC paulista.
No projeto, destaca Souza, a empresa garante soluções que asseguram toda a qualidade, conforto, segurança e robustez que os produtos da marca podem proporcionar.
Com uma extensão de 41,5 quilômetros, 40 estações e capacidade para movimentar até 400 mil pessoas por dia, o novo modelo de transporte por onde os ônibus vão circular ligará as cidades de Tonalá e Tlajomulco por meio de um sistema integrado de rotas alimentadoras e complementares junto aos munícipios da Região Metropolitana de Guadalajara.
Segundo Raul de la Parra, gerente de vendas BRT da Mercedes-Benz Ônibus no México, é um dos projetos mais importantes de sistemas BRT dos últimos anos e o mais relevante para ônibus articulados na região. (AutoIndústria)