Mercado de usados mantém estabilidade nesse começo de ano

Frota & Cia

De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores, as transações de veículos usados fecharam fevereiro em estabilidade em relação a janeiro (retração de 0,58%). No entanto, ainda em um ritmo menor que o registrado no primeiro bimestre de 2021.

A queda sobre fevereiro de 2021 foi de 29,5% e, no bimestre, a baixa chegou a 28,4%. “Mas estivemos bem próximos do resultado de janeiro, embora fevereiro tenha tido apenas 19 dias úteis, contra 21, em janeiro” diz José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

O destaque do mês foi para o segmento de ônibus usados, que teve uma alta de mais de 28% em fevereiro sobre janeiro deste ano, embora, na comparação com iguais períodos do ano passado, o saldo ainda tenha sido ligeiramente, negativo (conforme tabela).

Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a quase 10% do total de transações de fevereiro. No acumulado, a participação desses veículos foi de 9,6%. (Frota & Cia/André Garcia)