Frota & Cia
As vendas de caminhões novos no Brasil somou 7.961 unidades em fevereiro. Apesar do resultado mostrar um mercado aquecido, o volume é 6,51% inferior a janeiro, quando foram emplacados 8.515 veículos. Por outro lado, o resultado foi 3,23% superior ao mesmo mês do ano passado, com 7.712 emplacamentos. Assim, houve crescimento no acumulado de 2022.
De acordo com a Fenabrave, federação que divulgou os dados, no primeiro bimestre, foram 16.476 modelos, sendo 1.505 a mais do que o mesmo mês do ano passado. Alta, portanto, de 10,05%. Esse aumento ainda é creditado a pedidos feitos em 2021
Para o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, existe uma preocupação o desempenho das vendas nos próximos meses. “Juros altos, aumento de custos de produção e do diesel são fatores que podem impactar o segmento”, aponta.
VWCO mantém a ponta entre as montadoras
A Volkswagen apareceu novamente como a marca mais vendida de caminhões no ranking da Fenabrave. De acordo com os dados, a montadora vendeu 2.464 caminhões e uma participação de 30,95%. Na sequência vem a Mercedes-Benz com 2.195 caminhões e 27,57%. Em terceiro lugar, a Volvo com 1.491 vendas e 18,73%. Na quarta posição a Iveco com 802 unidades e participação de 10,07%. Por fim vem a Scania com 497 emplacamentos e 6,27% do mercado. (Frota & Cia/André Garcia)