Coisas de Agora
A Volvo Cars e a Northvolt selecionaram Gotemburgo, na Suécia, para estabelecer uma nova fábrica de baterias que iniciará suas operações em 2025. O novo empreendimento deve criar até 3.000 empregos e complementar o centro de P&D planejado que ambas as empresas anunciaram em dezembro como parte de um investimento de aproximadamente 30 bilhões de SEK.
A nova fábrica e os laços estreitos com a Northvolt fortalecerão significativamente a estratégia de eletrificação da Volvo Cars, já que a empresa pretende produzir e vender apenas carros totalmente elétricos até 2030.
“Nossa parceria com a Northvolt é fundamental para nossas ambições estratégicas na eletrificação”, afirma Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars. “Estamos comprometidos em nos tornar líderes no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030.”
A construção da fábrica começará em 2023 e produzirá baterias de última geração, especificamente desenvolvidas para uso em carros Volvo e Polestar de última geração.
A fábrica terá um potencial de capacidade anual para produção de células de até 50 gigawatts-hora (GWh), que forneceria baterias para aproximadamente meio milhão de carros por ano.
A localização sueca da fábrica, que será construída em Torslanda, Gotemburgo oferece benefícios em termos de uma rota direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, acesso à infraestrutura, um forte histórico de fornecimento de energia renovável e competências relevantes de trabalho, bem como sua proximidade com as unidades de P&D da Volvo Cars e da Northvolt.
“Estabelecer essa fábrica em Gotemburgo é um movimento decisivo, tanto para continuar a transformar uma das regiões automotivas mais dinâmicas do mundo, quanto para se tornar o principal fornecedor global de baterias sustentáveis”, afirma Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.
Como a produção sustentável é um princípio central da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, a usina será alimentada por energia livre de fósseis com foco na condução da capacidade de energia renovável na região, e integrará soluções de engenharia que priorizam a circularidade e a eficiência dos recursos.
A produção de baterias para os modelos totalmente elétricos da Volvo Cars e da Polestar representa grande parte das emissões totais de carbono do ciclo de vida de cada carro. Trabalhando com a Northvolt, líder na produção sustentável de baterias e produzindo baterias perto de suas instalações de fabricação na Europa, a Volvo Cars e a Polestar podem reduzir significativamente a pegada ambiental atribuível ao fornecimento e produção de baterias para seus futuros carros.
“Nossa nova fábrica de baterias apoiará nossa ambição de ter uma rede de fabricação totalmente neutra em termos climáticos e garantirá um fornecimento de baterias de alta qualidade para os anos seguintes”, conta o chefe de engenharia e operações da Volvo Cars, Javier Varela. “Através de nossa parceria com a Northvolt, também nos beneficiaremos muito de uma cadeia de valor de bateria de ponta a ponta, desde matéria-prima até carro completo, garantindo uma ótima integração em nossos carros”.
O empreendimento de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars será um importante player na produção europeia de células de bateria e representará uma das maiores unidades de produção de células da Europa. Volvo Cars e Northvolt nomearam o ex-executivo da Tesla, Adrian Clarke, para liderar a empresa de produção.
O centro de P&D, que entrará em operação em 2022, criará algumas centenas de empregos em Gotemburgo e posiciona a Volvo Cars como uma das poucas marcas automotivas a tornar o desenvolvimento e a produção de células de bateria parte de suas capacidades de engenharia de ponta a ponta.
A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt se concentrará no desenvolvimento de baterias sob medida e conceitos de integração de veículos que dão aos motoristas Volvo e Polestar o que eles querem, como mais autonomia ao veículo e carregamento rápido.
Estabelecer uma integração vertical profunda do desenvolvimento e produção de baterias é importante para a Volvo Cars e a Polestar, uma vez que a bateria representa o maior componente de custo individual em um carro elétrico, bem como uma grande parte da pegada de carbono. (Coisas de Agora)