De Gol a Taos, Volkswagen reduz emissões e consumo de veículos novos em 2022

Blog do Ricardo Ribas

 

A Volkswagen reduz emissões e consumo de seus modelos, atendendo à nova fase do Proconve (L7), regulamentado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Com a meta de estabelecer novos padrões de emissão de veículos, incluindo a redução da poluição do ar e a economia de combustível, a engenharia da marca trabalhou no desenvolvimento dos veículos para oferecer o maior portfólio do País, o que inclui 10 modelos, entre eles Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta, Saveiro e Amarok, abrangendo 90% dos segmentos de mercado no País.

 

O PL7 estabeleceu limites ainda mais rígidos para a emissão de gases, exigindo novos testes e análises igualmente severas. Foi necessário reduzir as emissões em, no mínimo, 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à legislação anterior, o PL6.

 

O Laboratório de Emissões e Motores, na fábrica Anchieta, recebeu um aporte de cerca de R$ 50 milhões, aplicados em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o expediente foi ampliado para dois turnos. Quando se fala em consumo de combustível, os clientes Volkswagen também passam a conduzir automóveis mais eficientes. Tais mudanças superam as determinações do Rota 2030, e colocam os produtos da marca em outro patamar quando se fala de eficiência energética.

 

Entre as tecnologias que ajudaram no alcance da redução de emissões e na diminuição do consumo dos automóveis em linha estão as atualizações de softwares de motor, transmissão e ar-condicionado, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento (verdes), sistema de combustível, sistema de escapamento e catalisadores, além da chegada de Start-Stop e ar-condicionado Climatronic touch para quase todos os modelos. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) também estão disponíveis agora para uma grande variedade de modelos.

 

Entre outras atualizações estão a adoção de tanque de combustível multi-camadas e de novo catalisador no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componentes; o aumento do volume do filtro de carvão ativado; o redesenho dos componentes do motor e a introdução de peças para melhoria da aerodinâmica dos carros.

 

A Volkswagen reforça seu compromisso com foco em desenvolver e produzir veículos cada vez mais tecnológicos e eficientes, dentro do Way to Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050 em nível global.

 

Linha renovada e mais eficiente

 

Gol e Voyage — Os modelos de entrada da marca Volkswagen no Brasil continuam em linha normalmente, atendendo à nova fase do Proconve (L7), e com ótimos resultados de venda nos seus respectivos segmentos. Passam a ser oferecidos exclusivamente com motorização 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, que trabalha em conjunto ao câmbio manual de cinco velocidades. Motor e transmissão dos compactos passaram por calibrações dos seus sistemas de gerenciamento.

 

Saveiro — A picape compacta oferecida com duas opções de carroceria (simples e dupla) chega às concessionárias do País agora equipada com renomado motor EA211 em todas as versões.

 

Polo e Virtus — A dupla recebe uma série de atualizações e melhorias para ser ainda mais eficiente. A principal novidade é o sistema Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões, agora de série para as versões Comfortline e Highline; e o ar-condicionado Climatronic touch para a Highline, uma inovação inédita no segmento de carros compactos. Os motores flexíveis 1.0 MPI, 200 TSI e 250 TSI continuam a ser ofertados.

 

Nivus e T-Cross — Os SUVW receberam atualizações importantes e estão mais seguros, tecnológicos e eficientes. ACC, AEB e Start-Stop passam a ser de série em todas as versões do Nivus. O ar-condicionado Climatronic touch sai de fábrica na configuração Highline do SUV da VW. Já o T‑Cross passa a ser oferecido com ACC e AEB de série a partir da versão Comfortline 200 TSI, enquanto a função Start-Stop está disponível para todas as configurações.

 

Taos, Jetta e Amarok — O motor 250 TSI presente no Taos passou por novas calibrações do seu sistema de gerenciamento de motor, ficando ainda mais eficiente. Assim como o motor V6 oferecido exclusivamente na picape Amarok, e o motor 350 TSI disponível no Jetta GLI.

 

Investimento de R 7 bilhões

 

Os recentes anúncios, que incluem o aporte de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 e um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil, fortalecem a estratégia da marca localmente. O primeiro deles prevê um programa de reestruturação e renovação do portfólio e nova família de carros compactos para o segmento de entrada, sendo o estreante chamado Polo Track, baseado na plataforma MQB e previsto para 2023; a digitalização e a descarbonização, que devem receber um impulso adicional na América do Sul.

 

Já o Centro de P&D buscará soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes, que utilizam energia limpa, para a combustão e soluções híbridas. Com isso, a empresa quer minimizar as mudanças nas plataformas atuais e contribuir para descarbonização. Com o apoio da marca Volkswagen, este centro será totalmente independente no desenvolvimento de tais tecnologias para o Grupo Volkswagen em nível global. (Blog do Ricardo Ribas)