Revista Caminhoneiro
A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou seu objetivo de atingir emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) da cadeia de valor zero até 2050, alinhada com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) e seu novo padrão Net-Zero. A empresa também apresenta seu compromisso de atingir metas científicas de curto prazo até 2030.
Durante 2022, a empresa apresentará suas metas de 2030 e 2050 ao SBTi para validação independente. Usando 2019 como ano base, a Goodyear está comprometida em reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 46% e as emissões de Escopo 3 em 28%, respectivamente, até 2030.
Richard J. Kramer, Presidente e Diretor Executivo da Goodyear, comenta que a meta Net-Zero da companhia e o alinhamento com a SBTi refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução de sua pegada de carbono.
“Como um dos maiores fabricantes de pneus do mundo, estamos comprometidos em fazer nossa parte para implementar mudanças transformadoras que ajudarão a proteger nosso planeta para as gerações futuras e construir um negócio mais sustentável para todos os nossos stakeholders”, reforça o executivo.
A estratégia para atingir esses objetivos incorporará outros esforços da Goodyear focados na sustentabilidade, tais como:
- O plano multifásico de adquirir energia 100% renovável em suas instalações na Europa, Oriente Médio e África até o final de 2022;
- Tecnologia de ponta da empresa para composição de borracha, construção e fabricação de pneus, o que contribui para a redução de emissões por meio de menor resistência ao rolamento e menor peso dos pneus;
- A utilização crescente de matérias-primas alternativas pela Goodyear, que têm potencial para reduzir o consumo de matérias-primas à base de petróleo e reduzir a sua pegada de carbono. Isso apoia o objetivo da empresa de criar um pneu sustentável e livre de manutenção até 2030.
As novas metas climáticas da Goodyear vêm após uma avaliação abrangente de seu inventário de carbono, que incluiu a coleta de dados de suas operações e a quantificação das emissões de GEE em toda a sua cadeia de valor.
A empresa também planeja adotar medidas alinhadas com a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), além das medidas de sustentabilidade já existentes na Global Reporting Initiative (GRI). (Revista Caminhoneiro)