Parcial de janeiro: vendas de veículos leves recuam 27,92%

MoveNews

 

O baixo volume de estoques das concessionárias e fabricantes faz as vendas recuarem 27,92% na parcial de janeiro, mas tem muita marca surpreendendo positivamente.

 

O ano é novo, mas os problemas com os componentes eletrônicos continuam, a produção de dezembro não foi suficiente para suprir a demanda do início do mês de janeiro.

 

Até o dia dezenove foram vendidas 73.280 unidades, um recuo de 33,6% em relação ao mês anterior e 27,92% quando comparado com o mesmo período de janeiro de 2021, se compararmos com o período pré-pandemia a queda fica acima de 35%.

 

A média diária de vendas nesses 13 dias úteis é de apenas 5.637 unidades e projeta vendas entre 125 mil a 132 mil unidades, ainda existe espaço para uma reação, mas está condicionado aos estoques das concessionárias e fabricantes.

 

A Fiat inicia o ano mais uma vez na liderança, suas vendas parciais totalizam 14.984 veículos, abrindo uma grande vantagem para o segundo colocado, seu volume anota uma queda de 18% quando comparado com janeiro de 2021, a Strada lidera o ranking de modelos e seu novo lançamento o Fiat/Pulse está na 10.ª posição.

 

O baixo volume de vendas da VW é um reflexo de um período mais longo de férias coletivas, a montadora já anunciou que em fevereiro mais de 1.200 funcionários terão seus contratos suspensos temporariamente (lay-off), suas vendas anotam uma queda de 48,66% na parcial do mês.

 

O longo período de paralisações da GM em 2021 continua afetando o desempenho da marca, sua queda na parcial do mês é de 50,45%. Suas versões mais baratas, Onix Joy e Onix Plus foram descontinuadas, seu principal modelo de vendas está na 4ª posição.

 

A Jeep surpreende e ocupa a 4ª posição, suas vendas estão alavancadas no excelente desempenho dos modelos Jeep/Renegade (2ª posição) e Jeep/Compass (3ª posição), a marca que encerrou 2021 com sua melhor participação de mercado, parece que vai continuar sendo um dos destaques de 2022.

 

A Peugeot e a Citröen são também os destaques da parcial de janeiro, ocupando a 8ª e 10ª posição, a estratégia das duas montadoras é fortalecer as vendas no atacado, 86% das vendas do C4 foram emplacadas em Minas Gerais, indicando concentração nas vendas para as locadoras.

 

Nas marcas Premium a BMW segue liderando, mesmo com suas vendas anotando uma queda de 36,94%, a 2ª posição é da Volvo que também registra queda (33,76%).

 

Nessa parcial separamos as vendas de veículos comerciais leves da Mercedes-Benz, sua linha Premium está na 4ª posição e anota uma queda de 29%. (MoveNews)