Jornal do Carro
O novo Mercedes-Benz Classe C já está disponível nas concessionárias da marca do Brasil. Oferecido por meio de programa de pré-venda desde novembro, a sexta geração do sedã médio é produzida na Alemanha e chega repleta de soluções eletrônicas. Versão de entrada no País, a C200 AMG Line, tem tabela de R$ 349.900.
Acima dela está a C 300 AMG Line, com preço sugerido de R$ 399.900 – essa opção foi avaliada recentemente pelo Jornal do Carro. Como indica o sobrenome, as duas opções vêm com o pacote visual da AMG, a divisão esportiva da fabricante alemã. Entre os detalhes exclusivos há rodas de liga leve de 18 e 19 polegadas e bancos dianteiros esportivos. Aliás, o interior tem opção de revestimento bicolor. Os destaques são o quadro de instrumentos digital e a grande tela do sistema multimídia.
Ela tem 11,9 polegadas, fica em disposição vertical, é sensível ao toque e traz a mais recente versão do sistema MBUX, que inclui o assistente virtual da Mercedes-Benz. Os comandos por voz estão mais inteligentes e o dispositivo entende melhor o português falado no Brasil. Há conexão sem fio, via Bluetooth, com as plataformas Android Auto e Apple Carplay, que facilita o pareamento de smartphones. Há ainda carregador por indução, sem uso de cabo. O sedã só fica devendo internet a bordo.
Outro destaque é que o sedã médio traz sistema eletrificado, batizado de EQ Boost e que adiciona um gerador de partida com 48V de capacidade. Há duas opções de motor de quatro cilindros, com 1,5 e 2 litros, ambos turbinados.
O EQ Boost gera até 27 cv e 20,4 mkgf extras. Com isso, o C 200 AMG Line conta com 204 cv de potência máxima e 20,4 mkgf de torque. No caso do C 300 AMG Line, são 258 cv e 30,6 mkgf, respectivamente. O câmbio é sempre o automático de velocidades e a tração é no eixo traseiro.
O sedã da Mercedes-Benz também tem recursos de condução semiautônoma. Entre os destaques há controlador automático de velocidade de cruzeiro, assistente de manutenção de faixa de rolamento e frenagem automática de emergência, por exemplo.
O Classe C AMG Line é mais caro que os concorrentes. O Audi A3, por exemplo, que também vem da Alemanha, tem tabela de R$ 229.990 na versão S Line Limited, mas não traz sistema híbrido. Já o BMW Série 3, atual campeão de vendas a categoria, parte de R$ 298.950 na versão 320i GP com motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv. Segundo a marca, o novo Classe C responderá por 25% de suas vendas em 2022. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)