AutoIndústria
A Arrow Mobility, startup de Caxias do Sul (RS), está debruçada no desenvolvimento de um inovador veículo 100% elétrico que estará a serviço tanto nas aplicações de transporte de carga quanto de passageiros, substituindo somente a plataforma de carregamento do compartimento traseiro. Ou seja, o mesmo veículo pode funcionar como furgão ou van.
O Arrow One, como foi batizado, traz o que a empresa chamou de One Shot Loader, um sistema que permite carregamento de mercadorias ou de bancos de passageiros com apenas um movimento. No caso de cargas, os itens serão organizados em prateleiras fora do veículo, para então, deslizar a plataforma para dentro do compartimento. De acordo com a empresa, estão em desenvolvimento três versões de plataforma: manual, semiautomática e autônoma, na qual serão utilizados AGVs, robôs autoguiados por softwares.
O Arrow One promete autonomia de 250 km, portanto, deverá ser focado para operações da última etapa da distribuição. “Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas last mile pode levar de uma hora e meia a quatro horas, a depender da estrutura física e da quantidade de pessoas envolvidas. Com o One Shot Loader, estima-se que se possa reduzir esse tempo para 30 minutos, no máximo”, conta Jocelei Salvador, chefe de engenharia da Arrow Mobility.
Da mesma maneira, o veículo muda de vocação com troca da plataforma de carga por uma de poltronas. “Criamos um sistema que visa diminuir a ociosidade das vans, visto que podem servir para o transporte de mercadorias ao longo do dia e o de colaboradores no início e ao final do expediente, por exemplo. São dois veículos em um”, resume João Paulo Vargas, responsável pelo projeto do sistema.
A Arrow One ainda traz o conceito denominado Walk-in-van, no qual permite ao motorista ter acesso ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo.
O projeto despertou interesse da Unidas, empresa locadora de veículos e terceirização de frota. A companhia anunciou compra de 100 unidades do Arrow One. A perspectiva é de que as primeiras unidades na frota da empresa estejam disponíveis a partir de outubro. (AutoIndústria)