AutoIndústria
Apesar de 2021 ainda ter sido marcado pelos efeitos negativos da pandemia da Covid-19, a Mercedes-Benz do Brasil conseguiu acelerar seus negócios relativos a peças e serviços, fechando o ano com resultados positivos tanto nas vendas como na oferta de soluções para as diversas demandas dos clientes.
“No comparativo do ano passado com o anterior, ampliamos em 41% as vendas de peças genuínas para caminhões e ônibus, chegando a mais de 7 milhões de itens comercializados no acumulado de janeiro a dezembro”, informa Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa mais de 600 mil peças por mês ou 20 mil peças por dia”.
Também houve aumento das vendas da Alliance Truck Parts, que mais do que dobraram em relação a 2020. “Foram comercializados cerca de 160 mil itens dessa linha de peças e acessórios, com expansão de 105%, reafirmando sua consolidação no mercado brasileiro”, reforça o executivo.
A fabricante tem ainda uma terceira linha de peças, a Renov, de remanufaturados, que é formada por mais de 300 itens de 17 linhas e produziu 2,9 mil agregados no ano passado. “Com nossas três linhas, oferecemos soluções ideais para cada perfil de cliente, atendendo suas demandas operacionais e expectativas de custos. Seja qual for sua necessidade, temos as alternativas adequadas”, ressalta Silvio Renan.
São mais de 300 pontos de atendimento da rede de concessionárias, com entrega em todos os estados do território nacional. Na área de serviços, a Mercedes-Benz chegou a 19 mil veículos ativos com Planos de Manutenção da própria marca, o que representou crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
Cerca de 46% dos caminhões Mercedes-Benz comercializados em 2020 foram adquiridos com esses planos. No caso de extrapesados, esse índice chega a 64%, o que reforça a importância dessa solução que assegura a disponibilidade e a produtividade desejadas pelos clientes, especialmente aqueles que rodam por esse imenso País de dimensões continentais e que podem contar com os serviços especializados dos nossos concessionários”, diz Renan.
Dentre outros dados revelados pelo executivo, tem total de 9,2 mil caminhões ativados com o sistema de gestão de frota Fleetboard em 2021. Também no ano passado, a empresa superou a marca de 100 mil participantes no Mercedes Club, primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil.
“Em três anos, o programa superou a marca de R$ 33 milhões de pontos concedidos, com R$ 11 milhões resgatados em peças e serviços nos nossos concessionários”, afirma Érico Fernandes, gerente sênior de Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso propósito é melhorar, cada vez mais, o relacionamento com os clientes, em linha com o compromisso As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”. (AutoIndústria)