O Estado de S. Paulo
No ano passado, a Noruega alcançou um marco. Apenas 8% dos carros novos vendidos no país funcionavam exclusivamente com combustíveis convencionais como gasolina ou diesel. Dois terços dos veículos eram elétricos, e a maioria deles era de modelos híbridos para gasolina e eletricidade.
Há anos a Noruega tem sido o líder mundial na diminuição do uso dos veículos tradicionais, graças aos benefícios governamentais que tornaram os modelos elétricos muito mais acessíveis e ofereceram vantagens extras, como permitir que os proprietários de carros elétricos não paguem algumas taxas de estacionamento e pedágios em estradas.
Mesmo assim, os entusiastas dos veículos elétricos estão impressionados com a velocidade com que o motor de combustão interna se tornou uma espécie em extinção na Noruega. “A rapidez com que as coisas mudaram surpreendeu a maioria das pessoas”, disse Christina Bu, secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos. Em 2015, os carros elétricos representavam cerca de 20% das vendas de veículos novos e agora são “o novo normal”, disse Christina. A organização norueguesa é como a Associação Automobilística Americana (AAA) para os motoristas de modelos elétricos.
Políticas Públicas
Os americanos talvez enxerguem os noruegueses como defensores ferrenhos do meio ambiente que estavam ansiosos para abandonar os carros a gasolina. Mas Christina e outros especialistas em transporte disseram que os noruegueses começaram com muito do mesmo ceticismo dos americanos em relação aos veículos elétricos.
Isso mudou por causa das políticas governamentais que foram ganhando pouco a pouco as batalhas mais fáceis e de um número crescente de carros elétricos atraentes. Com o tempo, essa combinação ajudou a fazer com que mais noruegueses acreditassem que os carros elétricos eram viáveis. Christina escreveu recentemente que, se a Noruega podia fazer isso, os EUA e outros países também podem.
O transporte é a maior fonte de emissões de gases do efeito estufa nos EUA, e os cientistas do clima disseram que deixar de usar veículos com motor a combustão é essencial para evitar os piores efeitos do aquecimento do planeta. As vendas de carros elétricos nos EUA estão aumentando rapidamente, em cerca de 3% dos veículos de passeio novos, mas as porcentagens são muito menores do que na maioria dos outros países ricos.
Então, o que a Noruega fez direito? Christina disse que as políticas do país se concentraram primeiro no que era mais fácil: incentivar as pessoas que estavam considerando comprar um carro novo a escolher um modelo elétrico. “O que realmente me surpreendeu foi a mudança de mentalidade”, disse. O pai dela era um dos que diziam que nunca comprariam um carro elétrico. Hoje ele tem um modelo desse tipo.
“O que realmente me surpreendeu foi a mudança de mentalidade”, Christina Bu, Secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos. (O Estado de S. Paulo/Tradução de Romina Cácia)