AutoIndústria
Em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, que acontece nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Detran-SP divulgou levantamento sobre a frota total do modelo no Estado de São Paulo e as dez cidades que maior número de exemplares ainda têm em suas ruas e estradas.
Um dos modelos de carro mais emblemáticos da história do setor automotivo, o Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porshe com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. No Brasil, sua produção foi iniciada em 20 de janeiro de 1959.
São Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo – as duas últimas no ABC paulista, onde o Fusca foi produzido durante anos com peças 100% nacionais – ocupam os cinco primeiros lugares com a maior frota do modelo atualmente, totalizando 209 mil exemplares , dos quais dez mil são itens de colecionadores, circulando, portanto, com placas pretas.
Contemplando desde a versão 1.200 cilindradas até o New Beetle, o levantamento do Detran-SP envolve não apenas números, mas também parte da história do modelo no País, com depoimentos de alguns dos apaixonados pelo compacto, como é o caso do presidente do Fusca Clube do Brasil, em São Paulo, o engenheiro Ervin Moretti, de 67 anos:
“Tenho uma ligação sentimental com o Fusca porque foi o primeiro carro que dirigi. Quando minha vizinha quis vender seu Sedan 1974, verde, fiquei apaixonado. Comprei, mandei reformar e o apelidei carinhosamente de Horácio, que era meu personagem preferido dos quadrinhos”, conta Moretti (foto abaixo, ao lado da esposa Flávia).
Chamado carinhosamente no Brasil de Fusquinha e Fuscão, no caso da versão com motor 1500 cilindradas, o pequeno da Volkswagen chegou a ater produção suspensa em 1986, mas retomou às linhas de montagem em 1993, a partir de incentivos anunciados na época pelo então presidente Itamar Franco. Saiu de linha definitivamente três anos depois, em 1996. (AutoIndústria)