Obrigatoriedade do uso de máscaras no estado São Paulo é prorrogada até 31 de março de 2022

Diário do Transporte

 

A obrigatoriedade do uso de máscaras no estado de São Paulo foi prorrogada até o dia 31 de março de 2022. O prazo venceria em 31 de janeiro.

 

A utilização deve ocorrer em ambientes abertos, comércios, escritórios, templos religiosos e transportes (ônibus, trem, metrô, aplicativo e táxi).

 

A medida se dá por causa do crescimento de casos de covid-19, em especial com a variante Ômicron, e pela epidemia de gripe causada pelo vírus influenza H3N2.

 

O anúncio ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, em entrevista coletiva do governador João Doria e do comitê científico do Estado.

 

Além disso, o Estado vai recomendar que os municípios limitem a lotação de eventos esportivos, musicais e culturais em 70% da capacidade do alvará de cada estabelecimento.

 

Entretanto, o percentual é, por enquanto, uma recomendação e não uma obrigação como o uso das máscaras.

 

O coordenador do comitê científico, Paulo Gabbardo, disse que nas últimas duas semanas, houve crescimento de 58% de internações em UTI e nas enfermarias de quase 100%

 

O governo anunciou ainda a compra dois milhões de testes rápidos para a rede estadual, totalizando R$ 12 milhões

 

Também já está aberto o pré-cadastro de crianças no Sistema Vacina Já para crianças de cinco a 12 anos, são 4,3 milhões de crianças que podem receber a vacina contra a covid-19. Capacidade de vacinação no Estado é de até 250 mil crianças por dia. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)