Produção de caminhões no Brasil cresce 74,6% em 2021

Truck Bus Builder América do Sul

 

De acordo com os dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção brasileira de caminhões cresceu 74,6% em 2021 e fechou o período com 158,8 mil unidades, bem acima das 90,9 mil registradas em 2020. O resultado representou o maior volume fabricado desde 2013 (190,9 mil caminhões produzidos).

 

“Temos uma indústria resiliente, que trabalhou de forma intensa nesses dois anos de crise para mitigar perdas e manter investimentos em produtos. Apesar das turbulências econômicas e do ano eleitoral, apostamos numa recuperação de todos os indicadores da indústria, que poderiam ser ainda melhores se houvesse um ambiente de negócios mais favorável e uma reestruturação tributária sobre os produtos industrializados”, afirmou o presidente da entidade Luiz Carlos Moraes.

 

“Apesar de todas as dificuldades com a falta de insumos, o segmento de caminhões retomou a trajetória de recuperação que vinha apresentando desde 2018”, comentou Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea. Segundo o executivo, as demandas do agronegócio, da mineração e do e-commerce sustentaram o ritmo das atividades no setor.

 

No ano passado, os caminhões pesados e semipesados foram as categorias que mais ocuparam as atividades de montagem, confirmando a maior procura pelos segmentos destacados por Saltini.

 

Na produção total, os pesados responderam por 78,8 mil unidades, em alta de 78,7% em relação a 2020, e os semipesados, por 46,1 mil caminhões, crescimento de 69,7%, na mesma base de comparação. Juntos, as categorias participaram com 78,7% do todo o volume de caminhões produzido no ano passado.

 

Produção brasileira de chassis de ônibus aumenta 2,6%

 

São Paulo, Brasil – De acordo com dados divulgados pela Anfavea, a produção no segmento de chassis de ônibus encerrou o ano com ligeira alta de 2,6%. Foram produzidas 18.881 unidades, contra 18.405, em 2020. Apesar de ao longo do ano passado, a demanda ter ficado reprimida a maior parte do tempo, com recuperação teve início no segundo semestre, com maior ênfase no último trimestre, sobretudo nos segmentos de urbanos (que envolvem os veículos escolares), com 6,6% e de fretamento. O segmento de rodoviários somente começou a retomar nos últimos meses de 2021, o que fez com que no acumulado do ano a queda fosse de 18,4%. (Truck Bus Builder América do Sul)