Blog do Ricardo Ribas
Amazon e Stellantis, fabricante de automóveis líder global e provedora de mobilidade, anunciaram uma série de acordos globais de longo prazo que transformarão a experiência no veículo de milhões de clientes da Stellantis e promoverão a transição da indústria de mobilidade para um futuro sustentável e marcado pelo uso de softwares.
Stellantis irá acelerar sua transição para se tornar uma empresa de tecnologia em mobilidade sustentável através deste relacionamento, que envolve Dispositivos Amazon, Serviços de Internet Amazon (AWS – Amazon Web Services), e o Amazon Last Mile.
Stellantis e Amazon irão colaborar para implantar a tecnologia e expertise de software da Amazon em toda a organização Stellantis, incluindo desenvolvimento de veículos, construção de experiências conectadas em veículos e treinamento da próxima geração de engenheiros de software automotivos.
Juntas, as duas companhias irão criar um pacote de produtos baseados em softwares que se integram perfeitamente com a vida digital dos clientes e agregam valor ao longo do tempo por meio de atualizações regulares over-the-air (OTA) dos softwares.
“Ao longo das duas últimas décadas, Amazon construiu tecnologia, expertise e cultura de inovação para ser uma líder mundial em computação em nuvem, inteligência artificial e aprendizagem da máquina. Nós utilizamos estas capacidades para oferecer uma vida melhor para clientes ao redor do mundo por meio de produtos e serviços como Alexa, Kindle e Fire TV, e com AWS nós ajudamos milhares de empresas e suas indústrias a se transformarem. Nós estamos empolgados para colaborar com a Stellantis para transformar a indústria automotiva e reinventar a experiência no veículo”, afirmou Andy Jassy, CEO da Amazon.
“Nós estamos inventando soluções que irão ajudar a Stellantis a acelerar experiências conectadas e personalizadas no veículo, para que cada momento em movimento seja inteligente, seguro e personalizado para cada ocupante. Juntos, criaremos a base para que a Stellantis se transforme de uma montadora tradicional em uma líder global em desenvolvimento e engenharia orientados a softwares.”
“Trabalhar junto com a Amazon faz parte do nosso roteiro de construção de capacidade, com base no desenvolvimento de competências internas e colaborações decisivas com líderes de tecnologia, que trará expertise significativa para uma de nossas principais plataformas de tecnologia, a STLA SmartCockpit”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aproveitando a inteligência artificial e as soluções em nuvem, transformaremos nossos veículos em espaços de convivência personalizados e melhoraremos a experiência geral do cliente, tornando nossos veículos o lugar mais desejado e cativante para se estar, mesmo quando não estiver dirigindo.”
A colaboração reúne a liderança e inovação da Amazon em experiências digitais, computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina com a excelência em engenharia automotiva da Stellantis e um portfólio de 14 marcas de veículos icônicas. Stellantis traçou sua estratégia de software durante seu programa Software Day em dezembro de 2021.
A colaboração irá focar em diversas áreas.
STLA SmartCockpit
Amazon e Stellantis irão colaborar para desenvolver software para o STLA SmartCockpit, que funcionará em milhões de veículos da Stellantis globalmente a partir de 2024. A plataforma definida por software se integrará perfeitamente com a vida digital dos clientes para criar experiências personalizadas e intuitivas no veículo por meio de aplicativos aprimorados para entretenimento, assistência de voz habilitada para Alexa, navegação, manutenção de veículos, mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento.
A plataforma da STLA SmartCockpit usará produtos e soluções da Amazon desenvolvidos para veículos e a Stellantis terá flexibilidade para criar recursos personalizados, específicos para suas marcas e veículos. O software oferecerá serviços e experiências com curadoria por meio de uma loja de aplicativos – todos exibidos por meio de uma interface de usuário inteligente e adaptável que apresenta informações oportunas e relevantes e recursos adequados às necessidades e preferências individuais de cada ocupante.
O STLA SmartCockpit se adapta aos comportamentos e interesses dos clientes, onde quer que suas paixões os levem – desde o início de uma viagem em casa, na estrada ou fora dela. Por exemplo, os veículos Chrysler Pacifica poderiam oferecer um planejador de viagens para a família que recomendasse conteúdo de mídia, pontos de interesse, restaurantes e outras paradas divertidas ao longo da rota. Os veículos Jeep® podem vir com um “coach” off-road digital para ajudar os clientes a calibrar o veículo e otimizar o desempenho antes de enfrentar terrenos difíceis.
A integração com os principais serviços de segurança e casa inteligente da Amazon permitirá que os clientes monitorem e gerenciem de forma proativa suas casas enquanto estão em trânsito. Os clientes da Stellantis também poderão gerenciar seus veículos a partir de seus dispositivos habilitados para Alexa em casa ou seu aplicativo de smartphone Alexa, incluindo o uso de habilidades personalizadas do Alexa para definir a temperatura na cabine antes de entrar no veículo, agendar serviço ou solicitar acessórios.
O trabalho de desenvolvimento do STLA SmartCockpit alavancará o Mobile Drive, uma joint venture formada pela Stellantis e a Foxconn em 2021, para desenvolver cockpits digitais inovadores e serviços conectados personalizados.
Engenharia Colaborativa e Inovação
Como parte desse compromisso de longo prazo, a Stellantis escolheu a AWS como seu provedor de armazenamento em nuvem preferencial para as plataformas dos veículos. Juntas, Stellantis e Amazon planejam construir a próxima geração de infraestrutura habilitada para nuvem para plataformas veiculares, incluindo STLA SmartCockpit.
A Stellantis planeja migrar seu pipeline de dados de veículos atual entre suas marcas e geografias para uma malha de dados baseada em nuvem, fazendo uso dos recursos avançados da AWS para streaming de dados em tempo real escalável e durável. Ao mudar para uma malha de dados com base na AWS, os engenheiros da Stellantis podem usar as ferramentas e a interface que melhor se adequam a cada projeto. A Stellantis também visa acelerar o tempo de colocação no mercado de novos produtos digitais que aproveitam a aprendizagem de máquina da AWS para oferecer maior personalização e manutenção preventiva mais precisa.
Ambas as empresas estão criando um ambiente de desenvolvimento de produto baseado em nuvem chamado “Virtual Engineering Workbench”, que fornece fluxos de trabalho automatizados para gerenciar o desenvolvimento e teste de software, simulações de alto desempenho, treinamento de modelo de aprendizagem de máquina e coleta e análise de dados.
Hubs de Inovação e Agile-Auto Software e Academia de Dados
Stellantis anunciou recentemente o lançamento de uma Academia de Software para a qualificação de funcionários novos e existentes. Como parte disso, Stellantis e AWS também planejam lançar um novo currículo de aprendizagem global, chamado Agile-Auto Software e Academia de Dados, que cobrirá software, dados e tecnologia em nuvem. Stellantis também treinará mais de 5.000 desenvolvedores e engenheiros até 2024 em tecnologias de nuvem relacionadas à AWS para acelerar sua transformação em uma empresa baseada em dados na nuvem.
Para acelerar ainda mais as atividades de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento de novos recursos no mercado, a Stellantis e a AWS vão lançar uma rede global de Hubs de Inovação com tecnologia da AWS, onde especialistas de ambas as empresas inovarão usando a amplitude e a profundidade dos serviços em nuvem da AWS.
Expandindo a rede sustentável de entregas da Amazon
A Stellantis tem fornecido dezenas de milhares de veículos comerciais leves (LCVs) para a Amazon desde 2018 para apoiar suas operações de Última Milha na América do Norte e Europa com veículos incluindo Ram ProMaster, Fiat Ducato e Peugeot e Citroën LCVs.
Em apoio ao Acordo Climático e seu compromisso de ser carbono zero até 2040, a Amazon está transformando suas operações de última milha com novas soluções sustentáveis. Como parte de um acordo à parte com a Stellantis, a Amazon será o primeiro cliente comercial do novo Ram ProMaster Battery Electric Vehicle (BEV) da Stellantis, a ser lançado em 2023. Stellantis, com a colaboração da Amazon, projetou o veículo com recursos exclusivos para entregas de última milha e Amazon irá implantar os veículos em rotas através dos Estados Unidos. Com base no relacionamento atual e como parte do acordo de longo prazo, a Stellantis e a Amazon colocarão milhares de BEV ProMasters na estrada todos os anos.
Construindo a partir de uma Base Forte
O anúncio de hoje expande as áreas existentes de colaboração entre a Stellantis e a Amazon. A Stellantis foi a primeira montadora a integrar a experiência Amazon Fire TV com o lançamento dos novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022, e trará essa mesma experiência de entretenimento no veículo para o Jeep Grand Cherokee e Chrysler Pacifica. A Stellantis também foi o primeiro OEM automotivo a anunciar planos para implementar o Alexa Custom Assistant, uma solução que torna possível criar experiências personalizadas de Inteligência Artificial orientadas por voz baseadas na tecnologia Alexa. Hoje, a Stellantis também oferece a experiência de voz Alexa Built-in em seus veículos ao redor do mundo, tornando mais fácil navegar, tocar música, ouvir podcasts e audiolivros, fazer chamadas, gerenciar calendários, ouvir notícias, verificar o tempo, controlar de forma inteligente dispositivos domésticos e muito mais – basta perguntar a Alexa. (Blog do Ricardo Ribas)