Truck & Bus Builder America do Sul
Os veículos comerciais mantiveram o ritmo de crescimento dos últimos meses do mercado colombiano e fecharam o ano com números positivos em 2021. Segundo a ANDEMOS (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável) foram vendidas 35.567 unidades, 77,7% a mais do que em 2020 (20.018 unidades).
O segmento que apresentou melhor desempenho foi o de caminhões com PBT abaixo de 10,5 toneladas. Foram comercializadas 26.836 unidades, contra 12.435 unidades no ano anterior, com elevação de 115,8%. Na categoria de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas, o crescimento foi de 55,6%, com 6.577 unidades vendidas, contra 4.228 em 2020. Como vem ocorrendo na maioria dos países da América Latina, o segmento de ônibus registrou queda significativa, com recuo de 35,8% (2.154 unidades vendidas em 2021 contra 3.355 no ano anterior).
O presidente da ANDEMOS, Oliverio Enrique Garcia Basurto, demonstrou satisfação ao anunciar os resultados, comentando que apesar do ano com muitos entraves devido a confinamentos sanitários, bloqueios de estradas, déficit na oferta de veículos novos e dólar em alta, o mercado colombiano mostrou a sua força em fases adversas. Salientou o desempenho dos veículos comerciais que mantiveram crescimento constante ao longo do ano pela importância da missão de garantir a distribuição de produtos. O único aspecto negativo foi o segmento de transporte de passageiros continuar fortemente atingido pelos reflexos da pandemia.
Garcia Basurto afirmou que o setor enfrentará grandes desafios em 2022 como a taxa de câmbio, as incertezas da covid, os problemas da logística global, que afetaram o abastecimento da indústria automotiva e as eleições presidenciais no país. Mas afirmou que há grande otimismo entre os empresários do setor que esperam maior dinamismo, devido ao aumento dos gastos das famílias, as encomendas que não puderam ser atendidas pelo problema de microprocessadores e as perspectivas de maior crescimento da economia.
Os veículos de transporte de passageiros não acompanharam os outros segmentos, como consequência da pandemia da covid, pela adoção do regime de trabalho home office e fechamento das escolas para preservação da saúde dos estudantes. Essa mudança de hábito resultou em queda do uso de ônibus que encerrou o ano de 2021 com a venda acumulada de 2.154 veículos e volume 35,8% menor em comparação com as 3.355 unidades vendidas em 2020.
Outro aspecto relevante diz respeito à eletrificação. Apesar do crescimento registrado na demanda em geral por veículos comerciais, em termos de elétricos houve queda de 73,9% nas vendas de novas unidades em comparação com 2020. Foram 339 unidades contra 553 em 2020 e redução de 38,7%. O crescimento ocorreu penas no segmento de caminhões com PBT abaixo de 10,5 toneladas que saltou de 137 para 218 unidades elétricas, com crescimento de 59,1%. Em ônibus a retração foi bem acentuada, de 416 unidades em 2020 para apenas 102, no ano passado. (Truck & Bus Builder America do Sul)