Volkswagen inicia férias coletivas na fábrica de Taubaté

O Vale

 

A Volkswagen iniciou ontem, nesta terça-feira (4), as férias coletivas na unidade de Taubaté. A medida foi anunciada em dezembro do ano passado e, segundo a montadora, foi adotada como necessidade de uma adequação na produção devido à falta de semicondutores no mercado mundial.

 

As férias coletivas foram emendadas com o recesso de fim de ano, em uma negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. O número de funcionários afastados do trabalho não foi divulgado.

 

Um Lay-off (suspensão temporária de contratos) também deverá ser adotado em fevereiro, na unidade. Segundo o sindicato, cerca de 1.200 funcionários devem ser afetados pela medida, o que representa um turno de produção. O Layoff pode durar de dois a cinco meses.

 

Além da falta de semicondutores, a Volkswagen também vai utilizar o período para adequações estruturais para a implantação da plataforma MQB (Matriz Modular Transversal).

 

A nova plataforma faz parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela Volkswagen no começo de novembro deste ano. O recurso será aplicado na América Latina até 2026, com a maior parte vindo para o Brasil, incluindo a fábrica de Taubaté. (O Vale/Douglas Cruz)