Toyota registra no Brasil a picape grande Tundra, rival da RAM 1500

Jornal do Carro

 

O nicho de picapes grandes vende muito nos Estados Unidos, onde há vários modelos disponíveis. Aqui no Brasil, esse mercado ainda é pequeno, mas pode crescer em 2022. A GM, por exemplo, planeja trazer para cá a nova Chevrolet Silverado. E Toyota acaba de registrar no País a nova geração da picape Tundra, irmã maior da Hilux.

 

O modelo disputa justamente com a Silverado e a líder, Ford F-150. Mas esse registro ainda não significa que a picape chegará ao Brasil. As montadoras registram os veículos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é responsável pelas patentes, para garantir, portanto, a propriedade do desenho. Ou seja, é uma etapa necessária.

 

Mesmo sem trazer muitas informações, as imagens mostram duas versões da Toyota Tundra similares às vendidas nos EUA. Ambas possuem cabine dupla, e, dessa forma, a principal diferença está no tamanho da caçamba. Uma delas é maior, podendo medir até 2,46 metros. Já a outra tem espaço menor, com até 1,98 metros de comprimento.

 

Duas opções de motor

 

Nos EUA, a sétima geração da picape grande da Toyota estreou há poucos meses, em setembro. O modelo tem tração 4×4 e é feito sobre a plataforma TNGA-F, já usada em outros modelos da marca japonesa. Em questão de dimensões, a Tundra tem diferentes comprimentos, que vão de 5,90 metros a 6,40 metros. Já a distância entre-eixos varia entre 3,68 m e 4,16 m.

 

Por lá, a picape vem com conjunto mecânico forte. Nas versões de entrada, traz o motor 3.5 V6 biturbo que gera 394 cv e 66,2 mkgf de torque. Em contrapartida, configurações mais caras vêm com sistema híbrido que entrega 433 cv e 89.5 mkgf. A transmissão é automática de 10 velocidades. Além disso, a picape comporta 880 kg e é capaz de rebocar 5.444 kg.

 

Nas imagens, é possível ver que a Tundra tem a grade frontal bem larga, com linhas horizontais. Os faróis, que têm iluminação Full LEDs, são retangulares e realçam o visual mais robusto da picape, que possui vincos bem marcados no capô. Na parte traseira, as lanternas acompanham o design e ficam dispostas na vertical.

 

Preço de até R$ 340 mil

 

Como dissemos, ainda não há confirmação de que a Tundra vem ao Brasil. Porém, pode acontecer. Aqui, o segmento de picapes grandes tem poucas opções. No mercado, o modelo da Toyota seria rival, basicamente, da grandalhona RAM 1500, que custa R$ 420 mil.

 

Para efeito de comparação, lá nos EUA, a Tundra está à venda por um valor inicial de US$ 38 mil e pode chegar aos US$ 60 mil. Na conversão direta, os preços ficam entre R$ 215 mil e R$ 340 mil. Então, o jeito é esperar para ver o que pode acontecer. (Jornal do Carro/Jady Peroni)