Jornal do Carro
Sendo uma das montadoras mais engajadas na eletrificação dos carros, a Volvo anunciou um investimento de R$10 milhões no Brasil para lançar uma malha rodoviária de carregadores de alta voltagem. Até março de 2022, a marca planeja a instalação de 13 estações de carga rápida em corrente direta de 150 kW de potência. Cada carregador terá dois plugues e serão instalados em pontos de conveniência, em uma parceria com a EcoRodovias.
De acordo com a montadora sueca, nestas estações, será possível encher 80% das baterias em apenas 35 minutos. Em média, serão 3.250 km cobertos por esses equipamentos. Eles vão ligar a cidade de São Paulo a outras grandes cidades e capitais, como, por exemplo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia. Ou até mesmo Minas Gerais e Curitiba.
”A eletrificação na Volvo não é nicho nem complemento de gama carro, é uma realidade. Só a Volvo sozinha vai dobrar a indústria de carros elétricos no Brasil. É a maior frente de eletrificação da marca no Brasil. Estamos vendendo o futuro enquanto todos os nossos concorrentes estão a vender o passado”, resume João Oliveira, diretor geral de operações da Volvo Cars no Brasil.
Sem citar marcas rivais, o executivo ainda cutucou a Audi. Isso porque a marca anunciou, nesta terça-feira (14), a produção no Brasil dos SUVs Q3 e Q3 Sportback, mas em versões tradicionais a combustão.
XC40 agora é sempre elétrico
Essa cutucada na marca alemã não foi por acaso. É que, a partir desta quinta-feira, dia 16 de dezembro, a Volvo confirmou que o SUV XC40 passa a vir somente em versões 100% elétricas para o Brasil. Então, trata-se do primeiro mercado no mundo onde o modelo será puramente elétrico, sem a oferta de versões híbridas plug-in.
Não por menos, essa é uma jogada muito ousada. Em 2021, o XC40 se estabeleceu como carro-chefe da Volvo e lidera as vendas de SUVs de luxo eletrificados com cerca de 2.900 unidades até novembro. O modelo, inclusive, já vendeu todo o lote destinado ao Brasil até fevereiro de 2022.
Dessa forma, a Volvo está mexendo no seu carro mais vendido, que representa cerca de 43% das vendas totais da marca no país. Para se ter uma ideia, a versão elétrica do SUV corresponde a apenas 1/4 das vendas do modelo. Mas, não deixa de ser um grande salto para a montadora, visto que com a nova linha, ela representará 40% das vendas de veículos elétricos por aqui.
Carga sem custo até concorrentes
Com o investimento na malga de carregadores, a Volvo também anuncia que vai instalar outras 52 estações de corrente alternada. A potência será de 11 kW nas rodovias, nos postos de suporte aos usuários (SAUs). Assim, estes carregadores terão a missão de servir de apoio para os usuários que, eventualmente, planejaram mal a viagem. Segundo a Volvo, 80% das recargas dos carros são feitas hoje nas residência, com carregadores domésticos.
“Vamos colocar esses eletropostos nos locais onde os consumidores passariam. Não faz sentido, por exemplo, construir essa rede nas concessionárias e fazer o clientes irem até elas”, afirmou Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Cars na América Latina.
”A maioria dos clientes recarregam os carros em casa, mas, se eventualmente precisarem de uma carga de apoio ou mesmo quiserem fazer uma viagem mais longa, será totalmente possível”, garantiu.
Além da ofensiva de carregadores e a confirmação do XC40 em versões totalmente elétricas, a marca também divulgou a chegada do inédito C40 elétrico em março de 2022. “Estimamos um crescimento de 8% a 10% em 2022 na linha 40, mesmo com essa mudança no XC40”, aponta João Oliveira.
SUV-cupê C40 Recharge
Em março deste ano, o Jornal do Carro chegou a falar um pouco sobre o C40 Recharge. O modelo é baseado sim no XC40, mas traz um novo desenho para a marca, mais moderno e com novos elementos. O destaque são as lanternas com LEDs dinâmicos que formam pontilhados à medida que sobem pela coluna traseira. O teto atrás, por sinal, segue à risca a proposta de lembrar um cupê.
A despeito do estilo inovador, o C40 Recharge tem muito do XC40 elétrico, o que inclui o painel, bem como o sistema de propulsão. Ou seja, o SUV-cupê tem dois motores elétricos, um em cada eixo, com 408 cv de potência máxima. Já as baterias têm capacidade maior, de 78 kWh, o que garante autonomia de até 420 km, de acordo com a fabricante.
Além disso, o SUV inaugura uma nova era para a Volvo. E esses novos tempos significam dispositivos de segurança mais avançados. Tal como no XC40, o modelo tem sensores, câmeras e radares mais avançados, que melhoram as respostas do sistema de condução semiautônoma, que inclusive poderá evoluir para oferecer condução totalmente autônoma. O C40 Recharge, portanto, é a nova referência do que a Volvo entende como o carro do futuro. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)