“Prévia” do PIB do Banco Central aponta queda em outubro

O Estado de S. Paulo 

 

A atividade econômica brasileira apresentou queda pelo quarto mês consecutivo em outubro. O Banco Central (BC) informou ontem que o Índice de Atividade (IBC-BR) caiu 0,40% em outubro ante setembro, na série já livre de influências sazonais – uma espécie de compensação para comparar meses diferentes.

 

Em outubro, os dados setoriais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram nova rodada de deterioração. O desempenho da indústria (-0,60%), do varejo ampliado (-0,90%) e dos serviços prestados (-1,20%) ficou, mais uma vez, aquém das expectativas do mercado financeiro.

 

De setembro para outubro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 137,42 pontos para 136,87 pontos na série dessazonalizada. Esse é o menor patamar desde setembro do ano passado, quando estava em 135,95 pontos. Naquele momento, a economia brasileira ensaiava uma aceleração com a reabertura de negócios após meses de restrições de mobilidade.

 

A queda de 0,40% do IBC-BR coincidiu com a maioria das expectativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast – o intervalo das estimativas ia de recuo de 0,80% à estabilidade.

 

Na comparação entre os meses de outubro de 2021 e de 2020, houve retração de 1,48% na série sem ajustes sazonais, que registrou 137,78 pontos no décimo mês deste ano. (O Estado de S. Paulo/Thaís Barcellos)