Diário do Transporte
As vendas de ônibus usados no Brasil registraram alta de 31,81% no acumulado entre janeiro e novembro de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020.
Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que reúne revendedores e concessionários de veículos de todo o País.
De acordo com o levantamento, foram comercializados neste período, 39.109 ônibus usados ante 29.671 de janeiro a novembro de 2020.
O volume de coletivos usados comercializados sempre foi maior que o de novos.
Para ter uma ideia, como mostrou o Diário do Transporte, entre janeiro e novembro de 2021 foram 16.229 unidades emplacadas, queda de 2,63%, em relação ao mesmo período de 2020.
A necessidade de renovação de frota mesmo em crise, fechamento de empresas de ônibus e o alto valor dos coletivos zero quilômetro estão entre os fatores que ajudam a explicar o cenário.
Por causa do fim de atuação de muitas empresas em decorrência dos impactos econômicos gerados pela pandemia de covid-19, aumentou a oferta de ônibus seminovos bons, com baixa quilometragem e com preços competitivos.
De acordo com o levantamento, no recorte entre os meses de novembro de 2021, com 3.803 ônibus usados vendidos, e novembro de 2020 que havia registrado 3.114 vendas, a alta foi de 22,13%.
Já entre outubro de 2021 e novembro de 2021, o mercado de usados registrou queda de 4,78%, com 3.803 unidades em novembro e 3.994 em outubro.
Marcas
O ranking de marcas no mercado de usados é bem semelhante ao do mercado de ônibus zero quilômetro, com Mercedes-Benz liderando tendo 57,14% de participação, seguida de Volkswagen-MAN com 16,49% e, em terceiro, Marcopolo, por causa dos micro-ônibus Volare que são vendidos montados, respondendo por 11,91%. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)