AutoIndústria
Um motor ISF 3,8 litros, com 163 cv e 600 Nm de torque, será entregue à Volkswagen para equipar um caminhão da família Delivery. Pela longa parceria entre a empresa e a montadora, não seria nenhuma novidade não fosse o motor número 1,4 milhão produzido no Brasil e um marco comemorativo dos 50 anos da empresa no País, comemorados este ano.
Precisamente no próximo 22 de dezembro, serão completadas cinco décadas da aquisição da estrutura produtiva de motores diesel e tratores da Otto Deutz. A fábrica, localizada em Guarulhos, SP, às margens da Via Dutra, foi o primeiro grande aporte da Cummins no Brasil e ainda hoje é a sede da operação local – até então representada por um escritório regional no centro da cidade de São Paulo, que respondia por vendas e serviços em toda a América do Sul.
Apenas dois anos após a compra das instalações e de equipamentos, um novo aporte de US$ 49 milhões permitiu o início da produção de motores a diesel para caminhões e ônibus tanto para o mercado interno como, já a partir dos anos 1980, também para a exportação para mais de 20 países.
Um novo salto estaria reservado para o fim daquela década. Contrato de fornecimento de motores para os caminhões da própria Volkswagen demandaria a duplicação da capacidade instalada em Guarulhos, o que só foi possível, então, com investimento de US$ 100 milhões anunciado em 1988.
Mercados e carteira de clientes crescentes, impuseram novos padrões produtivos. Em 2005, outros US$ 60 milhões foram destinados a ampliar a capacidade anual para 70 mil motores e mais US$ 20 milhões, em 2010, encaminhados para o desenvolvimento de produtos, melhorias de processos e a preparação de motores em conformidade com a norma Euro 5.
Os anos 1990 também foram palco de importantes fatos na trajetória da empresa aqui. Em julho de 1996, por exemplo, seria criada a Cummins Latin America, braço regional com com sede no Brasil. A década ainda registra os lançamentos dos motores diesel 6CTAAR.3 e 6BT5.9, os a gás L10G e NTB55 e os da série B, de 4 cilindros, para picapes e caminhões leves. O portfólio também passou a contar naquela época com os motores 4BT, da série B com quatro cilindros turbo para caminhões, e os ISB, de seis cilindros, de 5.9 litros, para caminhões médios e ônibus
Já nos anos 2000 a Cummins brasileira passa a fabricar, vender e locar geradores de energia por meio da divisão Cummins Power Generation e a desenvolver motores Euro 3. Em 2004, lançou os propulsores eletrônicos inteligentes, que detectam e avisam o motorista sobre quaisquer eventuais problemas.
Quatro anos depois, em 2008, é criada a Cummins Emission Solutions, divisão dedicada a soluções para redução da emissão de gases poluentes por motores a diesel.
A unificação das operações da Cummins na América Latina, integrando as regiões da América do Sul, México e América Central, aconteceu em 2016. No ano seguinte a empresa inaugurou sua nova linha de produção na fábrica da Holset Turbo Technologies, seguindo a conceito de indústria 4.0s
O primeiro powertrain elétrico para ônibus foi apresentado em 2018 e, um ano depois, lançado o motor a combustão L9N Near Zero, com 320cv e 138,3 kgfm de torque, com redução de 80% na emissão de material particulado, 90% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% nos gases de efeito estufa em comparação a motores diesel. (AutoIndústria)