Portal Terra
A Caoa Chery – que fabrica os SUVs Tiggo e os sedãs Arrizo – superou a marca de 36 mil carros vendidos de janeiro a novembro deste ano. O resultado representa uma participação de mercado de 2% e um crescimento de 113% na comparação com o mesmo período do ano passado (16.909 unidades). Trata-se de um desempenho superior ao da indústria de carros, que cresceu 3,6% este ano, segundo a Fenabrave.
A montadora sino-brasileira ainda não tem grande volume, mas seu crescimento tem sido frequente e sustentável, sem exageros nas promoções e/ou aposta nas vendas diretas. Em novembro a Caoa Chery vendeu 3.683 unidades comercializadas e obteve 2,28% de market share. Em novembro de 2020 a venda foi 2.254 carros, mas na época a alta foi bem maior: 63,4%.
O mercado, entretanto, está num viés de baixa. Em novembro, segundo a Fenabrave, a indústria brasileira vendeu pouco mais de 161 mil veículos leves (incluindo comerciais), o que representa um recuo de 24,8% em comparação a 2020, quando foram emplacadas 214 mil unidades.
“Mesmo diante de todas as dificuldades do mercado, seguimos com bons resultados”, disse Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery. “Isso é consequência dos investimentos em novos produtos, com o lançamento do Tiggo 3x em maio e do Arrizo 6 Pro em outubro.” Alfonso destaca que a marca tem atualmente 136 concessionárias e “excelente capilaridade em todo o país”.
O Tiggo 5x é um dos destaques da montadora. O SUV compacto (categoria B) teve 11.656 unidades comercializadas e está em 13º lugar no ranking do segmento. Já o Tiggo 8 vendeu 9.190 unidades e aparece em 15º. O Tiggo 2 teve 3.965 emplacamentos, enquanto o Tiggo 3x fecha a lista dos 20 SUVs mais comercializados com 3.851 unidades. Quanto ao Tiggo 7, soma 3.803 licenciamentos.
O Arrizo 6, que recentemente ganhou a versão Pro, vendeu 3.139 unidades no ano, aparecendo em 4º lugar no ranking dos sedãs médios. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)