Frota & Cia
O mais longevo e bem-sucedido veículo comercial do país chega à 4ª geração, incorporando ainda mais melhorias econômicas, funcionais e de segurança. É o Fiat Fiorino que, desde 1980 vem prestando bons serviços ao transporte de pequenas encomendas, sobretudo nos centros urbanos do Brasil. Ao longo desse período esse “pequeno notável” já vendeu mais de 2 milhões de unidades e, hoje, representa um em cada três furgões comercializados no país, entre todas as categorias.
Apesar do sucesso do Fiorino, a Fiat não hesitou em investir na renovação do utilitário, que agora às revendas de todo o país ao custo de R$ 99.990,00, cerca de R$ 2 mil a mais que a antiga versão, segundo a montadora.
A primeira novidade da linha 2022 do Fiat Fiorino aparece no design, que ganhou uma nova grade frontal com o logo do fabricante, além de novos faróis mais afilados e com máscara negra, novos para-lamas e capô redesenhado. A lateral, por sua vez, conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas.
No interior do veículo, destaque para o novo painel completamente reformulado, com saídas retangulares de ar-condicionado e cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, que somam 18,3 litros nos 13 compartimentos, volume 10% superior à versão anterior. A lista inclui um exclusivo porta-treco para abrigar máquina de cartão, o que evidencia a vocação profissional do veículo.
Itens de série
Já no quesito conforto, o novo Fiat Fiorino vem de fábrica com inúmeros equipamentos de série. A lista inclui o ar-condicionado recalibrado, que ganhou 20% de melhoria no sistema de refrigeração, direção hidráulica, banco de motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, entre outros. O mesmo ocorre no aspecto da segurança, que oferece recursos como o controle de tração de estabilidade (ESC), o assistente de partida em rampa (Hill Holder) e o Sinal de Freio de Emergência, que aciona automaticamente as luzes de direção e pisca as luzes de freio, para alertar os outros motoristas e reduzir o risco de colisões.
A Nova Fiorino manteve o motor 1.4 EVO Flex, de 86cv de potência e 120Nm de torque (com etanol), agora ajustado para atender às novas normas de emissões e ruídos do Proconve (PL7). A recalibragem do engenho inclui novos bicos injetores, que resultaram em uma melhora do consumo da ordem de 8,3% no caso do etanol e 11,8%, quando abastecido com gasolina, nas contas do fabricante. Até mesmo o câmbio manual de cinco marchas não foi esquecido na linha 2022 da furgoneta de carga. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, proporcionando mais agilidade no trânsito; a 5ª marcha foi alongada em 5%, em benefício da melhora do consumo e a redução do ruído na cabine; e a marcha à ré foi encurtada em 14%, para facilitar as manobras em ladeiras, mesmo com o veículo carregado.
Outro benefício envolveu a suspensão traseira, que passou a utilizar materiais de maior resistência e deixaram o conjunto mais leve e contribuíram para reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, refletindo em uma melhor eficiência e estabilidade. Apesar das melhorias incorporadas ao veículo, a capacidade de carga se manteve a mesma, cerca de 650kg ou 6,3m3.
“Há 40 anos, o Fiorino é um dos ícones da Fiat e um grande parceiro de todos os perfis de empreendedores brasileiros. O sucesso do modelo não veio por acaso, já que ele é reconhecido pela facilidade de carregar e descarregar, seu amplo espaço, a confiabilidade do produto, o melhor custo-benefício e o excelente valor de revenda. Por isso, temos certeza de que o novo Fiorino irá manter essa tendência de domínio e crescimento em seu segmento”, assegura Herlander Zola, diretor de operações comerciais e da marca Fiat na América do Sul. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)