Jornal do Carro
A Ford revelou a cara – e algumas informações técnicas – da nova Ranger. A picape global chega em 2023 totalmente atualizada, o que inclui visual parecido com o da irmã menor, Maverick. Da irmã maior, F-150, virão alguns detalhes, além da mecânica V6.
A produção começa em meados de 2022 na Tailândia e na África do Sul. Na Argentina, de onde virá ao Brasil, o modelo deve ser feito a partir de 2023.
Na dianteira, o destaque são os faróis, em formato de “C” invertido, exatamente iguais aos da Maverick. De LEDS, o conjunto é ligado por uma barra horizontal similar ao utilizado na F-150 vendida no mercado norte-americano. Na versão Wildtrack, de topo, como a das fotos desta página, há uma barra na parte inferior da dianteira que faz as vezes de para-choque de impulsão.
Nas laterais, vincos dão um aspecto musculoso à carroceria. Uma dobra reta, que vai do capô à extremidade da caçamba, marca a linha de cintura. A distância entre os eixos cresceu 5 cm graças ao reposicionamento, mais para frente, das rodas dianteiras.
Assim como na Maverick, o nome “Ranger” está gravado em baixo relevo na parte inferior da tampa traseira. De acordo com informações da Ford, a peça pode ser utilizada como bancada de trabalho. As lanternas traseiras também lembram letras “C” invertidas.
Na cabine, a nova Ranger evoluiu muito. O painel de instrumentos é todo digital e há uma grande tela, de 12 polegadas, do sistema multimídia. Posicionada na vertical, reúne o sistema de conectividade SYNC4 e várias funcionalidades, como câmeras de 360º e até mapeamento de trilhas off-road. Dependendo da versão, há tela de 10,1” e carregador de celular por indução (sem fio).
Ainda em relação às soluções eletrônicas, a picape virá com a nova geração do Fordpass. O sistema permite checar várias informações e acessar dispositivos do veículo por meio do aplicativo instalado no smartphone. Dá para verificar a quantidade de combustível no tanque e ligar o ar-condicionado à distância, travar e destravar as portas, etc.
A plataforma não mudou. Segundo a Ford, o chassi atualizado melhorou a dirigibilidade. Há três opções de motores de quatro cilindros: 2.3 a gasolina e 2.0 a diesel (turbo e biturbo). A novidade é um 3.0 V6 turbodiesel que é oferecido na F-150 nos Estados Unidos.
Há tração 4×4 e câmbio automático de seis ou dez marchas. A troca de marchas pode ser feita por uma pequena alavanca, que lembra um joystick, localizada no console central. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)