Factorial Energy faz acordo de colaboração com Mercedes-Benz e Stellantis

AutoIndústria

 

A fabricante de baterias Factorial Energy anuncia novos acordos de colaboração no desenvolvimento de tecnologia de baterias sólidas com a Mercedes-Benz e a Stellantis. Os contratos, assinados na terça-feira, 30, ainda incluem investimentos estratégicos de ambas as corporações automotivas.

 

De acordo com Siyu Huang, CEO da Factorial, as novas parcerias permitirão acelerar a capacidade de oferecer a tecnologia. “Com os nossos novos parceiros, poderemos desenvolver baterias que não só permitem veículos de condução mais seguros e mais longos, mas que também são compatíveis com ambientes de fabricação de baterias de íon de lítio convencionais.”

 

A Factorial desenvolveu tecnologia inovadora que amplia o alcance de 20% a 50% por carga, bem como tem paridade de custos em relação aos das baterias convencionais de íon-lítio. A empresa ainda destaca a compatibilidade com a infraestrutura de produção, o que reduz a complexidade da mudança para os fabricantes de automóveis aplicarem a bateria sólida.

 

A tecnologia da Factorial é baseada no chamado no FEST (Factorial Electrolyte System Technology). A solução aproveita um material eletrolítico sólido, que permite um desempenho de célula seguro e confiável com cátodo e ânodo de alta capacidade.

 

No início de 2021, a empresa obteve sucesso com o eletrólito dimensionado em células de 40Ah, que funciona em temperatura ambiente e pode ser utilizado na maioria dos equipamentos de fabricação de baterias de íon-lítio existentes.

 

“Nosso investimento na Factorial e em outros fornecedores de baterias potencialmente reconhecidos aumenta a velocidade e agilidade necessária para fornecer tecnologia de ponta para nosso portfólio de veículos elétricos”, disse em nota o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Iniciativas como essas resultarão em um tempo de chegada mais rápido ao mercado e uma transição com custo mais eficiente para a tecnologia de baterias de estado sólido.”

 

“Com a Factorial estamos levando a pesquisa e o desenvolvimento na área das promissoras baterias de estado sólido para o próximo nível”, resume Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Com esta cooperação, combinamos a experiência da Mercedes-Benz no desenvolvimento de baterias e integração de veículos com o know-how abrangente da Factorial”. (AutoIndústria)